Nobreza europeia e o Vale do Paraíba
Por: Rafael M.
06 de Fevereiro de 2019

Nobreza europeia e o Vale do Paraíba

O caso de um Barão alemão e o Café

História História do Brasil

A região do Vale do Paraíba que compreende o sul fluminense e o oeste paulista era destacado pelo seu papel na economia brasileira do século XIX devido às altas produções de café, virtude esta, que levou o Brasil a ser um grande exportador dessa iguaria na época em questão. Deste lugar, destaca-se Vassouras - conhecida como a cidade dos Barões do café - os títulos de nobreza eram dados ou vendidos em abundância para grandes fazendeiros produtores de café no Vale do Paraíba. 

E por que os títulos de nobreza eram abundantes nesta região?

Primeiramente, devemos destacar que a nobreza brasileira destacava-se da nobreza europeia, sendo esta última de sangue, pela descendência. A nobreza brasileira era de mérito, então, recebia quem prestava relevantes serviços ao Império brasileiro. 

Vale lembrar, que tempos antes, o Brasil passara por grandes conturbações entre as elites latifundiárias e o governo regencial, como os conflitos deste período justamente devido à divergência de interesses entre a elite regressista e progressista. Então, o café, veio como uma forma de popularizar o governo imperial e pacificar as elites, visto o lucro que o comércio do café rendia ao Brasil. E como uma forma de reconhecimento e agrado a essas elites, os títulos de nobreza - especialmente o de Barão - eram distribuídos aos grande produtores de café como forma de reconhecimento que aquele membro da elite dara ao Brasil, a valorização econômica. E destaca-se também o peso do título de nobreza em um cidadão, e o café favorecia também o comércio destes títulos, e aliviava os cofres imperiais.  Um grande exemplo é o Barão de Vassouras, Francisco Lacerda de Souza Werneck, que era dono de fazendas produtoras de café da região do Vale do Paraíba. 

Porém, neste interím, não somente membros da elite brasileira destacaram-se na região do Vale do Paraíba, até membros da nobreza europeia migraram para o Brasil, e ajudaram a fazer parte da história do Vale do Paraíba, e entre eles, destaca-se: Wilhelm Ludwig Raban von Mentzingen, ou Barão Guilherme de Mentzingen, no Brasil. 

Membro da nobreza alemã, filho de Christian Ernst August Freiherr von und zu Mentzingen e Maria Antoinette Henriette von Leutrum, e detentor do título de Freiherr(Barão, em português), emigrou para o Brasil na primeira metade do século XIX, e em terras brasileiras, especialmente, em Sant'ana da Palmeiras, região do V. do Paraíba - freguesia também em expansão na época por causa do café - ajudou a contruir um pedaço da nossa hsitória. Comprou a fazenda de Monte Ararat e lá dedicou-se a produção agropecuária, e secundariamente de café. Era engenhiero agrimensor, e devido a reputação de seu trabalho, realizava topografias de terras dos mais variados membros da elite do Vale do Paraíba, como a família Werneck.  

Era mencionado em diversos períódicos da época, dentre eles o Almanak Laemmert Administrativo, Mercantil e Industrial. Ajudou a organizar a viagem e a recebida do príncipe Conde D'Eu no Vale do Paraíba, onde preparou a dormida de sua Alteza. 

No Brasil casou-se com Antonia Maria dos Santos, e aqui teve uma vasta descendência. 

Faleceu em 1902 em Vassouras, deixando seu legado no Vale do Paraíba. 

Fontes:

- DEISTER, Sebastião. Serra do Tinguá: 300 Anos de Conquistas: do século XVII ao século XX. Volume II: Em Busca do Ontem Perdido, p. 271-274. Dedalus Editora. Rio de janeiro: 2004

-  Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1860, pg. 101.

-  Genealogisches Handbuch des Adels, 1989, pg.358.

- WILHELM LUDWIG RABAN VON MENTZINGEN. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Wilhelm_Ludwig_Raban_von_Mentzingen&oldid=52529952>. Acesso em: 2 jul. 2018.

- AMARO, Diego. Vale do Paraíba: Barões do Café. Diegoamaro.com. 2017. Dispónível em: <http://revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=21809>. Acesso em 06/02;2019. 

 

 

 

R$ 50 / h
Rafael M.
Maricá / RJ
Rafael M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
História do Brasil Império História do Brasil Colonial História para Ensino Médio
Graduação: Bacharelado em História (Universidade Estácio de Sá)
Professor de História. Conceitos para entender o processo histórico.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil