Aprenda utilizando princípios básicos da Neurociência!
O processo de aprendizagem está totalmente conectado com o nosso cérebro, fala-se muito de Neurociência hoje, mas para utilizá-la é preciso conhecer o cérebro e como ele funciona.
Claro que conhecer o cérebro não é função do aluno ou paciente, no caso de terapias, mas sim do professor, orientador ou terapeuta.
Além de professora de Inglês, tenho formações em Neurociência e outras áreas da saúde mental. Tais conhecimentos deixaram claro para mim que para evoluirmos ou mudarmos a situação na qual nos encontramos em qualquer área da vida, a saúde mental é fundamental.
Quanto à área de aprendizagem de um idioma posso afirmar que pessoas desde a infância até seus últimos dias de vida são capazes de aprender a falar uma nova língua.
Muito se fala de hormônios e neurotransmissores como a dopamina, serotonina e ocitocina, mas as explicações são muito rasas para tirar-se proveito deles.
Para que nosso cérebro produza dopamina faz-se necessário exposição ao sol pela manhã por cerca de 30 minutos, a exposição ao sol traz também a produção de noradrenalina, um hormônio que envia a informação para nós que é hora de estarmos ativos, alertas, focados para as atividades do dia.
Desta forma, ao executarmos qualquer tarefa, somos mais capazes de, de fato, aprender e produzirmos resultados satisfatórios. É aí que a dopamina entra, a sensação de satisfação e recompensa por um resultado positivo nos faz querer seguir em frente, continuar a estudar, executar tarefas que estamos vendo melhores resultados, uma evolução. Esse estado também faz com que nosso cérebro produza serotonina. Quem não se sente feliz ao alcançar um objetivo que acreditava não ser capaz?
Além disso, falando do estudo de Inglês, com um professor determinado, vamos aos poucos criando um elo de confiança, de gratidão mútua, admiração e até carinho, e esse elo, esse carinho faz com que nosso cérebro produza ocitocina. A ocitocina faz-nos sentir amados, pertencentes por conta desse elo de confiança e carinho.
Então, juntando a motivação (dopamina), felicidade (serotonina), carinho (ocitocina), quem não vai atingir objetivos que acreditava não ser possível anteriormente?
Vou falar nos próximos artigos sobre crenças limitantes, que é exatamente essa nossa crença de que não somos capazes de, no nosso caso, aprender inglês.
Falarei também da incrível neuroplasticidade, que é a plasticidade do cérebro em criar conexões neurais (novas sinapses) que nos permitem o aprendizado de qualquer coisa, inclusive mudanças inimagináveis em nosso corpo físico através da prática daquilo que estamos aprendendo, mas sempre respeitando o ritmo de cada ser humano.
Como mãe de um menino portador de deficiência, aprendi muito para ensiná-lo a superar limites, barreiras sobre sua capacidade de executar tarefas, aprender coisas que as pessoas diziam que ele não conseguiria aprender ou fazer.
Acredite, você é incrível e pode aprender o que quiser!
Fique ligado nos meus próximos artigos que vão trazer muita informação que o motivará a ser e fazer tudo que sempre acreditou que não poderia.
Do meu coração para o seu,
Teacher Raquel A.