Encapsulamento - Programação Orientada a Objetos
Por: Rebeca N.
19 de Agosto de 2018

Encapsulamento - Programação Orientada a Objetos

POO - Java

Computação Geral Geral

Encapsulamento vem de encapsular, que em programação orientada a objetos significa separar o programa em partes, o mais isoladas possível.

Ou seja, os métodos declarados (variáveis) serão acessadas de modo, que as classes que a usem, não vejam nada em relação a eles ou seja detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos.

Exemplo de Encapsulamento em código (JAVA):

Nessa Classe de Quadrado, você “libera” o acesso as variáveis lado1 e lado2 para as outras classes, mas as “condições” dessas variáveis fica limitada. Ou seja, as outras classes não podem modificar as variáveis.

Percebe-se que os SETs das variáveis possuem condições de não serem negativas. Assim, independente do valor que for setado por outras classes, eles devem atender essas condições.

Se não houvesse esse encapsulamento – ou seja, as variáveis fossem do tipo públicas, isso (receber valor negativo) poderia ocorrer.

classQuadrado {

    privateint lado1;

    privateint lado2;

    publicQuadrado() {

    }

    public int getLado1() {

        return lado1;

    }

    public void setLado1(int lado1) {

        if (lado1 >= 0) {

            this.lado1 = lado1;

        } else {

            this.lado1 = 0;

        }

    }

    public int getLado2() {

        return lado2;

    }

    public void setLado2(int lado2) {

         if (lado2 >= 0) {

            this.lado2 = lado2;

        } else {

            this.lado2 = 0;

        }

    }

}

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