Administrando o tempo
Por: Rejane L.
27 de Abril de 2018

Administrando o tempo

Dicas para melhorar o seu rendimento nos estudos

Coaching

Muita gente me pergunta como consigo tirar notas boas em todas as matérias mesmo com a rotina maluca que eu tenho.

Então, vamos lá, vou compartilhar algumas coisinhas aqui com vocês.

Primeiramente, eu tenho uma meta, minha meta é que a minha média semestral seja no mínimo 8,0. Com a meta estabelecida, começo a elaborar a estratégia para alcançá-la. 

Estabelecer uma meta é importante, porque já diz o ditado: Quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve.

É muito importante que você primeiramente, estabeleça qual é a sua melhor forma de estudar, por exemplo: aprende melhor desenhando, ouvindo, escrevendo? Se você ainda não descobriu, comece a se auto-avaliar, faça testes com vários métodos e você certamente conseguirá identificar o qual é melhor para você. No meu caso, eu adoro fazer resumos e esquemas e também explicar em voz alta como se estivesse dando aula...se consigo explicar é porque entendi o assunto. Ahhh sim...entender é bemmmmm melhor que decorar, vai por mim!

Depois, dentro da sua disponibilidade, qual é o horário que você rende mais? eu, por exemplo, a tarde, não costumo render muito porque é um horário que sinto muito sono.

Com essas informações em mãos, você deve analisar em qual ou quais disciplinas está tendo mais dificuldade e o seu planejamento deve começar por elas.

Ah... é muito importante que ao definir a sua disponibilidade para estudar que você tenha um lugar apropriado para por em prática seu planejamento... o seu cantinho dos estudos, onde não haja interferências externas e distrações.... e claro.... evite usar o celular e todas as suas inúmeras distrações durante esse período. É preciso sim treinar a sua disciplina, pois redes sociais, TV, vídeo game... são fatores que atrapalham e muito a maioria dos estudantes, portanto, o tempo destinado a estudar, deve ser para estudar.

Desenvolva o hábito de estudar diariamente... AULA DADA, AULA ESTUDADA! Com isso, você evita deixar acumular e vai poder perceber se entendeu ou não o assunto e se tiver dúvidas já poderá esclarecer com o professor antes que mais dúvidas apareçam. A pior coisa em deixar acumular a matéria é descobrir as dúvidas quando já não há mais tempo para esclarecê-las, por exemplo, NA HORA DA PROVA (rs) .

O seu plano de estudos deve contemplar sempre momentos de descanso e lazer, isso é importante ...o plano deve ser realista com a sua rotina e sem exageros, ainda mais se você não tem ainda o hábito de estudar diariamente. Comece devagar e vá aumentando gradativamente.

Aproveite seu tempo no carro, no ônibus, no banheiro (dá muito certo eu garanto)... ao invés de ir usar as redes sociais ou jogar ...leia as anotações da aula.

Outra dica importante, evite estudar apenas pelos slides que os professores disponibilizam. Estude por livros, pesquise artigos...leia, leia muito!

 

Isso tudo é um pouco do que faço! No próximo artigo trarei mais dicas !

 

 

 

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil