Percebi ao longo dos anos que aprender inglês ou outro idioma pode e deve ser divertido, caso contrário, o aluno logo se cansa e desiste. Agora, se a aula for divertida e dinâmica, ele aprende mais e mais rapidamente. Isto não quer dizer que o aluno tenha que rir durante a aula toda, jogar ou fazer atividades que pareçam tolas.
Uma aula divertida é aquela em que o aluno não sente o tempo passar e que aguarda ansiosamente pela próxima aula, se o aluno olha no relógio a cada 5 minutos, provavelmente esta aula está chata.Aqui estão algumas maneiras de fazer suas aulas e seu aprendizado mais agradável e produtivo
- Agende sua aula quando não estiver muito cansado, claro que seu trabalho, família e estudos são prioridades, mas tente agendar suas aulas no "profes", quando estiver bem disposto e procure um professor que se adeque a seus horários.
- Tenha aulas com um professor o qual você se identifique, depois da primeira aula você provavelmente saberá a resposta. Se não souber experimente outra aula com outro professor, assim será mais fácil avaliar comparando diferentes aulas e diferentes professores até encontrar um que você goste mais.
- Tenha responsabilidade sobre seu aprendizado, seja diciplinado , faça suas aulas com regularidade, comprometa-se a fazer lições de casa, procure sempre que puder estar em contato com o idioma, seja através de filmes , músicas, videos no youtube , podcasts , livros e etc. A internet é uma grande fonte de recursos para praticar o idioma, você pode encontrar um site para praticar seu idioma também.
- Faça perguntas ao seu profe, não só sobre gramática ou pronúncia, mas coisas sobre sua vida e cultura, assim se tornará mais próximo do seu professor aumentando os vínculos pessoais e a conversa ficará mais interessante e agradável.
- Finalmente, não tenha medo de cometer erros, até hoje não conheci ninguém que tenha aprendido um idioma sem errar muito antes de aprender, ouse, tente, fale, escreva, se arrisque o mais que puder, só assim terá chance de aprimorar o idioma que escolheu para aprender !
Cheers!!!
Roberta