Em janeiro de 2011, prestes a ingressar na faculdade, tive a excelente oportunidade de trabalhar como professora de inglês numa escola de idiomas.
O que se desenrolou em seguida à aprovação para a vaga foi uma série de descobertas e experiências muito gratificantes. Descobri na pele que é mesmo verdade o que dizem sobre o fato de que quem mais aprende é quem ensina, e, durante o tempo em que passei na Snap Idiomas, meu aprendizado foi muito além do idioma: aprendi sobre métodos de ensino que dialogavam com a neurolinguística e com a psicologia; aprendi a me renovar a cada aula; aprendi a f…
Em janeiro de 2011, prestes a ingressar na faculdade, tive a excelente oportunidade de trabalhar como professora de inglês numa escola de idiomas.
O que se desenrolou em seguida à aprovação para a vaga foi uma série de descobertas e experiências muito gratificantes. Descobri na pele que é mesmo verdade o que dizem sobre o fato de que quem mais aprende é quem ensina, e, durante o tempo em que passei na Snap Idiomas, meu aprendizado foi muito além do idioma: aprendi sobre métodos de ensino que dialogavam com a neurolinguística e com a psicologia; aprendi a me renovar a cada aula; aprendi a falar em público, lidando com pessoas de todas as idades em situações variadas; aprendi que não existe aluno incapaz de aprender, apenas um professor que ainda não descobriu o estilo de aprendizagem daquele aluno.
A partir dessa experiência na escola, fui aprofundando meus conhecimentos na arte de ensinar. Conheci, então, outra modalidade de ensino de idiomas: o ensino particular e personalizado, voltado a um aluno por vez. Hoje, paralelamente ao meu trabalho como tradutora freelancer, dedico-me a essa modalidade.
Em minhas aulas, busco aplicar constantemente o conceito de personalização do aprendizado. Acredito firmemente que o processo de se aprender algo deve ser pautado pelo envolvimento pessoal; o aluno precisa ser capaz de guiar seu próprio aprendizado e monitorar seu desenvolvimento, identificando pontos fortes e áreas a serem melhoradas, dando sugestões a serem implementadas nas aulas e mantendo um diálogo contínuo e produtivo com o professor.
A fim de colocar essas ideias em prática, aplico o uso de portfólios no processo da aprendizagem, de forma a dar ao aluno todas as ferramentas necessárias para que ele possa guiar seu desenvolvimento no idioma, otimizando seu aprendizado.
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