Mindfulness: Consciência Plena
Por: Sabrina T.
10 de Agosto de 2023

Mindfulness: Consciência Plena

Coaching

Em um mundo movido pela pressa e pelas demandas constantes, muitas vezes nos encontramos vivendo no piloto automático, passando pelos dias sem realmente estarmos presentes.

Viver conscientemente é uma abordagem intencional para a vida, onde nos tornamos atentos às nossas ações, pensamentos e emoções. Significa estar totalmente presente em cada instante, em vez de deixar nossa mente divagar entre o passado e o futuro. É uma escolha deliberada de se envolver com o mundo ao nosso redor, de experimentar cada momento com uma sensação de maravilha e gratidão.

Uma das chaves para viver conscientemente é cultivar a consciência plena, também conhecida como mindfulness.

A consciência plena nos convida a direcionar nossa atenção para o presente, observando nossos pensamentos, sentimentos e sensações sem julgamento. Ela nos permite reconhecer e aceitar nossas experiências sem sermos arrastados por elas, ao colocar em prática, podemos desfrutar de uma maior clareza mental, redução do estresse e uma conexão mais profunda com nós mesmos e com o mundo ao nosso redor.

Outra parte essencial de viver conscientemente é aprender a abandonar a preocupação com o passado e o futuro, embora seja natural refletir sobre o passado e fazer planos para o futuro, muitas vezes nos perdemos nessas dimensões temporais e perdemos de vista o presente.

O passado já aconteceu e o futuro ainda não chegou, o único momento real e tangível é o agora, ao reconhecer essa realidade, podemos liberar as preocupações e expectativas e nos entregar ao fluxo da vida presente.

Quando vivemos conscientemente, cada instante se torna uma oportunidade para experimentar a alegria, a beleza e a conexão com o mundo ao nosso redor, não importa se estamos enfrentando desafios ou desfrutando de momentos de felicidade, cada momento tem um valor intrínseco que merece ser vivido plenamente.

Viver conscientemente também nos permite desenvolver relacionamentos mais autênticos e significativos, pois quando estamos verdadeiramente presentes nas interações com os outros, somos capazes de ouvir atentamente, responder com empatia e criar conexões genuínas, isso nos ajuda a nutrir relacionamentos saudáveis.

Algumas técnicas que podem nos ajudar a cultivar esta prática:

  1. Prática da atenção plena: Reserve alguns minutos todos os dias para se sentar em silêncio e direcionar sua atenção para a sua respiração, as sensações do corpo e os pensamentos que surgem, observe-os sem julgamento, deixando-os passar.
  2. Gratidão: Cultive uma mentalidade de gratidão, reconhecendo as bênçãos e os presentes que a vida lhe oferece a cada dia, ao direcionar sua atenção para o que você tem em vez do que falta, você desenvolve uma apreciação maior pelo momento presente.
  3. Simplificar e desacelerar: Em um mundo cheio de distrações e demandas, reserve tempo para desacelerar e simplificar sua vida, desligue os dispositivos eletrônicos, dedique-se a atividades que o trazem alegria e encontre momentos de tranquilidade para se reconectar consigo mesmo e com o momento presente.

Ao abraçar o poder de viver conscientemente, nos abrimos para um mundo de possibilidades e conexões profundas.

Não deixe o tempo passar despercebido, escolha estar plenamente presente, valorizando cada instante como uma dádiva preciosa.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil