

Por: Sebastião P. 25 de Março de 2022
A ATITUDE DESESPERADA DE PLANCK
Física Física Moderna Mecânica Quântica Planck Radiações Radiação de Corpo Negro Física Quântica FisicaMax Planck foi um físico alemão que deu grandes contribuições à física, em especial à Mecânica Quântica, a qual é tido como "pai", dada tamanha importância de seu trabalho. No início do século XX, a física estava diante de alguns problemas os quais a física clássica não conseguia explicar, dentres estes problemas estava a radiação de corpo negro.
A física clássica previa que qualquer que fosse a temperatura haveria uma densidade de energia infinita em comprimentos de ondas muito curtos. No entanto, os experimentos mostravam algo muito diferente do previsto pela teoria clássica, onde se notava um desvio muito grande na de densidade energia para estes comprimentos de onda, e a troca de energia entre a radiação e as paredes do corpo negro se dá de forma contínua, ou seja, há absorção ou a emissão de qualquer quantidade de energia. Este efeito ficou conhecido como a catástrofe do ultravioleta.
Planck assim como outros físicos da época tentou explicar este efeito utilizando a física clássica, mas também não obteve sucesso. Para que o resultado de suas pesquisas ficassem de acordo com a experiência, ele postulou mesmo que a contragosto que a absorção ou emissão de energia só é possível em múltiplos inteiros de um "quantum" de energia. Assim, ele obteve a distribuição para a densidade de energia que consegue evitar a catástrofe do ultravioleta.