Reflexão sobre o  Dia do Índio
Por: Mara E.
21 de Abril de 2021

Reflexão sobre o Dia do Índio

A interação da vida e costumes indígenas no Brasil

Sociologia Vestibular Ensino Médio Ensino superior Curso Superior

   

    A data do Dia no Índio no Brasil, passa à anos por apenas mais uma data de forma desapercbida, sem comemorações, sem reflexão e interesse da sociedade.       Uma questão tão séria que envolve inclusão e costumes espalhados pelo brasil, sem ao menos ter importância. As redes ssociais associal ao índio apenassa datas, e nada mais se fala sobre o seu avanço como pessoa, como povo, como cidadão brasileiro.

    OS índios no Brasil, possuem uma variedade de costumes, atributos econômicos riqíssimos, conhecimento culinário e medicinal, que as outras pessoas fora dessas etnias não fazem a dimensão dessa riqueza cultural e histórica. Um exemplo, são índios do Alto Xingu que possuem conhecimento medicila de antibióticos naturais, antiflamatórios, calmantes e de amenizar sintomas como artrite, dores de cabeça e outras enfemidades do corpo - todos os recursos orinundos da "mata", do conhecimento adquirido comantepassados indígenas e comprovado não pela ciência ainda, mais pelas práticas e saberes locais e os resultados de conhecimento econômico, riquezas que os índios acumulam ao londo do tempo, passam desde a proteção da mata, quanto no cuidado com a terra - o solo é rico, e preservado em algumas aldeias, não só pelo próprio ecossistema preservado pelos índios, mas pela técnica que eles mesmo possuem em preservar a "casa" ou recurso econômico deles de sobrevivência.

    Outro fator, são as variadas línguas espalhadas pelo Brasil, distribuídas entre tribos e costumes. Porque o brasileiro não tem interesse em preservar e aprender a língua que nos deu origem? Aprender o "Inglês", é mais importante porque trás retorno econômico, promoção salarial e de cargos no mercado de trabalho. Quanto menos interesse do brasileiro em aprender e preservar o que é seu,  menos valor o país fica diante do mundo, onde outras pessoas de outro países veem para o Brasil, e observam todasas riquezas que cercam o ambiente indígena, e valorizam, transformam em pesquisa, mostram para o mundo os comportamentos locais, suas tradições, costumes e como a natureza e florestas no geral  são importantes para o mundo. É muito comum, a maioria dos artigos e documentários sobre a vida indígena,ser documentado por estrangeiros e raramente por brasileiros.

    A valorização do povo indígena brasileiro, deve ter interesse  público e privado em preservar a história, costumes, saberes e territórios dos variados tipos de povos e etnias. Hoje as mídias sociais são um veículo de impotância fundamental para a propagação das características dos povos e da conscientização da importância para o Brasil, tanto no campo social, quanto do campo histórico e proteção do patrimônio público.

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil