
Escola, Identidade e Diferença: Encontro que Transforma

em 12 de Maio de 2025
Muito tem se perguntado e também foi motivo de pesquisa para muitos autores, como deve ser o processo de alfabetização das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.
A escrita está presente em todos lugares onde a criança está, e sua apropriação acontece por meio da interação dela com estes lugares, por isso que nas escolas é fundamental trazer situações do cotidiano das crianças para assim acontecer a aquisição desta linguagem.
Variadas são as atividades que podem ser realizadas, onde os professores podem trazer para a escola, por exemplo; diversos jogos, como jogos de memória, jogos de tabuleiro e também musicas, poemas, quadrinhos, jornais e entre outros. Deste modo, podemos refletir que a criança aprende por meio do ludico, aprende brincando e ela deve estar presente em todas as situações de aprendizagem.
Segundo Ferreiro, a criança tem um papel ativo no aprendizado, ela constroem o proprio conhecimento. Portanto, a criança deve ser protagonista no processo de ensino e aprendizagem.
Referençia
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São paulo: Cortez, 1995.