O QUE É "PESQUISA OPERACIONAL"?
Por: Sandro C.
18 de Julho de 2015

O QUE É "PESQUISA OPERACIONAL"?

Matemática Estatística Análise Funções EM Gráficos Engenharia Sistemas lineares Sistemas Áreas Volumes Operações Apoio Pesquisa Operacional PO Programação Linear

INTRODUÇÃO

A Pesquisa Operacional (P.O.) é parte da abordagem sistêmica da administração, normalmente associada à “Teoria Matemática da Administração”, cujo enfoque é preponderantemente quantitativo. Esta se serve da matemática, da estatística e da computação como forma de tratamento dos seus problemas.

Pode-se afirmar que a Programação Linear é a principal técnica dentro da Pesquisa Operacional, dadas suas aplicações diversas e multidisciplinares.

Para assistir a uma breve apresentação da P.O., em VÍDEO, acesse:

VIDEOAULA: O QUE É PESQUISA OPERACIONAL?


HISTÓRICO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR

A programação linear foi desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de promover o uso eficiente dos escassos recursos militares, como radares, canhões antiaéreos e escoltas navais. O objetivo era reduzir custos militares e maximizar as baixas inimigas. A principal contribuição ao desenvolvimento da programação linear foi dada pelo matemático norte-americano George Bernard Dantzig.

Dantzig condicionou os resultados das ações militares por meio de funções matemáticas que deveriam ser maximizadas ou minimizadas (otimizadas), de acordo com o objetivo (custo ou benefício). Seguiu-se às contribuições de George B. Dantzig as de outros cientistas conhecidos, como John von Neumann.

O sucesso e credibilidade ganhos durante a guerra foram tão grandes que, terminado o conflito, a nova metodologia de abordagem dos problemas bélicos se transferiu para as empresas que, com o "boom" econômico que se seguiu, se viram também confrontadas com problemas de decisão de grande complexidade. Em alguns países, em que prevaleceu a preocupação com os fundamentos teóricos, a Pesquisa Operacional se desenvolveu sob o nome de Ciência da Gestão ou Ciência da Decisão e em outros, em que predominou a ênfase nas aplicações, com o nome de Engenharia Industrial ou Engenharia de Produção. 

Seguiram-se então grandes desenvolvimentos técnicos e metodológicos que hoje, com o apoio de meios computacionais de crescente capacidade e disseminação, nos permitem trabalhar enormes volumes de dados sobre as atividades, não apenas das empresas, mas, também de instituições do setor público, dentro e fora da área econômica. Face ao seu caráter multidisciplinar a Pesquisa Operacional é uma disciplina científica de características horizontais, com suas contribuições estendendo-se por praticamente todos os domínios da atividade humana, da Engenharia à Medicina, passando pela Economia e pela Gestão Empresarial.


APLICAÇÕES DA PROGRAMAÇÃO LINEAR

Na prática, a programação linear se destina a uma série de aplicações, em diversas áreas, entre as quais podemos mencionar:

◦ Composição de produtos

◦ Análise de investimentos

◦ Roteamento e Logística

◦ Designação de equipes

◦ Estoques

◦ Fluxos de Caixa

◦ Terceirização

◦ Outros


ESTUDO DA P.O. E DA PROGRAMAÇÃO LINEAR

A Pesquisa Operacional é normalmente estudada nos cursos de Administração e Engenharia em disciplinas específicas de um ou dois semestres. Os pré-requisitos desejáveis a compreensão dos tópicos tratados pela Pesquisa Operacional, mais especificamente pela Programação Linear, são os assuntos básicos da matemática e estatística, como funções, sistemas lineares e distribuições de probabilidades.

As técnicas empregadas no estudo da Programação Linear incluem métodos gráficos, algébricos e computacionais.

Para uma abordagem introdutória da Programação Linear, acesse o site Wikipédia, por meio da seguinte ligação:

http://pwikipedia.org/wiki/Programação_t.linear


RESUMO

A Programação Linear, como principal tópico da Pesquisa Operacional consiste, nos dias de hoje, numa importante ferramenta de gestão, incorporada usualmente aos ambientes administrativos e de produção. Esta técnica manipula uma gama de variáveis econômicas que, combinadas, objetivam a racionalização dos custos e das receitas em operações produtivas.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LACHTERMACHER, GERSON. Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões. 4ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Investigação operacional. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Investigação_operacional> Acesso em: 14 mar 2015.

SOBRAPO. Disponível em: <http://www.sobrapo.org.br/o_que_e_po.php> Acesso em 14 de março de 2015.

R$ 80 / h
Sandro C.
Porto Alegre / RS
Sandro C.
5,0 (1 avaliação)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Sistemas Lineares Geometria Plana Números Complexos
Mestrado: Mestrado em Astrofísica (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA )
Experiente professor de matemática, física e pesquisa operacional para estudantes de nível básico e superior
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil