O Transporte de Água nos Vegetais
Por: Thaís A.
02 de Setembro de 2015

O Transporte de Água nos Vegetais

Biologia Evolução Meio Ambiente Água Ambiente Fundamental Estruturas Celular

Independentemente do tipo de organismo, a água é um bem essencial para a manutenção da vida. 

Essa substância, que pode compor mais de 90% da massa de um organismo (como no caso dos Cnidários), funciona como forte fator de pressão de seleção. O uso da água, a forma de obtenção, reserva e preservação, moldou a evolução de todos os organismos do planeta.

No caso dos vegetais, a água exerce um papel fundamental. Além de compor o citoplasma celular e participar das reações de fotossíntese, é através da entrada da água, pela raiz, que os minerais presentes no solo são obtidos pela planta.

A primeira condição necessária para que o transporte de água se inicie é que a raiz seja hipertônica em relação ao solo. A planta garante essa condição através de transporte ativo de íons para as células da epiderme radicular. Dessa maneira, a água presente no solo passa através da osmose para o interior das células epidérmicas. 

Em seguida, a água pode serguir dois caminhos possíveis, até atingir os vasos condutores (xilema):

  •  - via simplástica: através das células da raiz;

  •  - via apoplástica: entre as células da raiz

.Transporte de água através das raízes

  

A entrada contínua de água pela raiz da planta configura o que chamamos de "pressão positiva da raiz" no processo de transporte de água ascendente na planta.

A coluna de água se desloca através do xilema sem interrupções (formação de bolhas, ou espaços vazios). Isso ocorre pois o xilema se comporta como um capilar, fazendo com que as moléculas de água adiram às suas paredes. Além disso, devido à força das pontes de hidrogênio, a coluna de água se mantém coesa. Outro fator importante é a constante perda de água para o meio ambiente, o que faz com que essa mesma coluna esteja constantemente sobre tensão, sendo "puxada" para cima. Esse fênomeno é explicado pela Teoria de Dixon ou teoria da adesão-tensão-coesão.

 A constante perda de água pela planta deve-se à transpiração que, por sua vez, pode ocorrer de duas maneiras:

  • - Transpiração cuticular: ocorre através da cutícula das folhas, de maneira passiva e constante. A planta não tem controle sobre esse tipo de transpiração e ela só pode ser atenuada por adaptações que a planta possua, como, por exemplo, presença de cera sobre a superfície foliar.
  • - Transpiração estomática: ocorre através dos estômatos, durante sua abertura. Nesse caso a planta tem controle desse tipo de transpiração, podendo fechar essas estruturas quando suas taxas estão muito elevadas.

 

Acesse o link da New Mexico State University (em inglês) para acessar uma animação onde você pode modificar diversos parâmetros ambientais e observar como eles afetam as taxas de transpiração e absorção de água pelas raízes, além de animações que mostram os caminhos da água através dos tecidos vegetais.

R$ 70 / h
Thaís A.
São Paulo / SP
Thaís A.
4,0 (17 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Biologia para Vestibular Ciências para o Ensino Fundamental Biologia para ENEM
Graduação: Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) (Universidade de São Paulo (USP))
Venha aprender Química, Biologia
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil