Sou graduada em Biologia pela Universidade Federal de Uberlândia e atualmente estou me especializando em Gestão de Recursos Hídricos e Governança Corporativa Socioambiental (ESG). Minha trajetória inclui experiência como bolsista no Programa de Residência Pedagógica, onde lecionei na E. E. Messias Pedreiro (2019-2020) e na E.E. Sérgio de Freitas Pacheco (2020-2021) pelo CNPq. Esse programa visa aproximar a teoria à prática, proporcionando a formação de futuros educadores por meio da vivência em sala de aula, permitindo que desenvolvam habilidades pedagógicas e uma compreensão aprofundada das…
Sou graduada em Biologia pela Universidade Federal de Uberlândia e atualmente estou me especializando em Gestão de Recursos Hídricos e Governança Corporativa Socioambiental (ESG). Minha trajetória inclui experiência como bolsista no Programa de Residência Pedagógica, onde lecionei na E. E. Messias Pedreiro (2019-2020) e na E.E. Sérgio de Freitas Pacheco (2020-2021) pelo CNPq. Esse programa visa aproximar a teoria à prática, proporcionando a formação de futuros educadores por meio da vivência em sala de aula, permitindo que desenvolvam habilidades pedagógicas e uma compreensão aprofundada das realidades escolares.
Além disso, participei do Programa Escola Água Cidadã, realizando atividades educativas em diversas instituições de ensino. Atuei como Coordenadora Ambiental no DMAE, liderando iniciativas de conscientização sobre coleta seletiva e sustentabilidade. Com um forte interesse nas áreas de Saneamento Básico, Sustentabilidade e Educação Ambiental, tive a oportunidade de aplicar conhecimentos práticos como professora na rede estadual.
Estou ansiosa e apaixonada por lecionar, e acredito que a educação é a chave para a transformação. Estou comprometida em inspirar e engajar meus alunos, compartilhando não apenas conhecimentos, mas também uma visão crítica e sustentável do mundo. Vamos juntos explorar esse universo!
1. Abordagem Interdisciplinar:
Integração de ciências naturais, sociais e humanas para abordar temas como saneamento básico, gestão de recursos hídricos e sustentabilidade.
Realização de projetos que conectem teoria e prática, permitindo aos alunos vivenciar a realidade socioambiental.
2. Aprendizagem Ativa:
Uso de métodos como aprendizagem baseada em projetos (ABP) e ensino por investigação, estimulando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Envolvimento em atividades práticas, como oficinas e experimentos, para consolidar conceitos.
3. Educação Contextualizada:
Desenvolvimento de conteúdos a partir da realidade local, promovendo discussões sobre questões ambientais pertinentes à comunidade.
Utilização de estudos de caso que refletem os desafios enfrentados na gestão de recursos hídricos e na sustentabilidade.
4. Ações de Conscientização e Mobilização:
Implementação de campanhas de conscientização sobre a importância da coleta seletiva e do uso responsável da água.
Promoção de eventos, palestras e workshops em parceria com instituições locais e a comunidade.
Diferenciais
1. Formação e Experiência Prática:
Profissional com formação em Biologia e especializações em Gestão de Recursos Hídricos e Governança Corporativa Socioambiental, trazendo expertise para o ensino.
Experiência em programas de educação ambiental e coordenação de projetos, garantindo um olhar crítico e prático sobre as questões ambientais.
2. Parcerias Estratégicas:
Colaboração com órgãos públicos, ONGs e instituições de ensino, ampliando o alcance e a relevância das atividades educativas.
Promoção de intercâmbio de conhecimento e experiências, enriquecendo o aprendizado dos alunos.
3. Foco na Sustentabilidade:
Abordagem de temas de sustentabilidade não apenas como conteúdo, mas como uma prática diária dentro da metodologia, promovendo hábitos conscientes.
Incentivo à formação de cidadãos críticos e responsáveis, capacitados para atuar em suas comunidades.
4. Uso de Tecnologias Educacionais:
Aplicação de ferramentas digitais e plataformas de aprendizado online para facilitar o acesso ao conhecimento e à interação entre alunos e educadores.
Desenvolvimento de materiais didáticos inovadores que utilizem recursos visuais e interativos, adaptando-se às novas formas de aprendizado.
Essa metodologia visa formar não apenas alunos mais informados, mas cidadãos ativos e engajados na construção de um futuro mais sustentável.
Estou empolgada em compartilhar meu conhecimento e experiência em biologia geral/ciências, gestão de recursos hídricos e educação ambiental com você! Se você busca um acompanhamento personalizado que estimule a curiosidade e o aprendizado prático, estou aqui para ajudar. Vamos juntos explorar o fascinante mundo da ciência e desenvolver uma consciência crítica e sustentável. Entre em contato para agendarmos uma aula e darmos início a essa jornada de aprendizado!
+ Ler mais