Bacharelado e Licenciatura em Música
Thais L.
em 28 de Setembro de 2018

Olá =)

Nesse post resolvi falar um pouco e esclarecer algumas dúvidas sobre quais são as diferenças entre fazer uma Licenciatura ou Bacharelado em Música.

Por definição e segundo o dicionário online Dicio , bacharel é aquele que atingiu grau universitário onde não é possível (não tem habilitação) para dar aulas, sendo que inversamente, na licenciatura o indivíduo se torna apto por formação para lecionar (dar aulas).

Embora haja tal diferença, não é raro encontrar bachareis em violão, flauta ou piano por exemplo, que dão aulas em escolas de música ou em ONGs e escolas de ensino regular.

Geralmente o estudante que opta por um bacharelado, já faz conservatório, participa de corais, toca em eventos e orquestras e não tem intenções específicas de lecionar.

Quando entrei para licenciatura observava que muitos haviam caído de paraquedas no curso e não tinham muito claro suas reais intenções com esse. Alguns no entanto já davam aulas de instrumento em casa, projetos sociais ou em escolas de música.

Mas afinal, existem diferenças nas matérias da faculdade para os estudantes de bacharelado e licenciatura?

Para explicar esse ponto vou dividir o Bacharelado em Música em 3 categorias:

  • Bacharelado em Instrumento
  • Composição
  • Regência

Pois bem, quando se opta por bacharelado em instrumento você opta por estudar esse instrumento durante toda duração de seu curso. Sendo assim, você terá aulas individuais e em conjunto com seu professor especialista  baseado em repertórios que se adequem a ementa do curso. Fora isso, o aluno fará disciplinas como harmonia, contraponto, coral, técnica vocal, análise musical e terá práticas em conjunto, além de ter a oportunidade de fazer parte da orquestra da faculdade ou  dos grupos de música montado pelos próprios alunos e professores.

Para os bacharéis em composição e regência, o curso dura em média 5 anos sendo que para as duas carreiras as aulas são basicamente as mesmas nos dois primeiros anos e se diferem a partir do terceiro, onde os que optaram pela regência terão aulas e práticas (sim eles podem reger e ensaiar o coral e orquestra da própria faculdade em determinado momento ) e os alunos de composição começarão a ter aulas e práticas em estúdio com esse fim.

Finalmente, para um estudante de licenciatura os dois primeiros anos se assemelham muito aos bacharéis em composição e regência com relação às matérias (algumas delas fazemos juntos inclusive). Ao mesmo tempo no entanto e mesmo nos anos iniciais já temos matérias como prática de ensino  , oficina de som e movimento, didática e educação musical. Isso significa geralmente uma carga horária extensa e com diversos trabalhos a serem feitos. Farei um post específico sobre esse curso para esclarecer melhor a todos =)

Basicamente essas são as principais diferenças com os cursos de bacharelado e licenciatura e música. Claro que há muita coisa que ainda pode ser falada nesse post mas que pretendo fazer em outras postagens  e em breve.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só me escrever que responderei com o maior prazer a todos =)

Cotia / SP
Graduação: Educação Musical (Unesp Ia SP)
Olá, meu nome é Thais , tenho 24 anos e sou formada em Educação Musical pela UNESP. Possuo experiência com aulas de música com todas as faixas etárias. Desde aulas de teoria musical, coral e musicalização, até aulas particulares de instrumento como violão e teclado. Nas minhas aulas de instrumento ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Thais L. Whatsapp do professor Thais L. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil