Sou estudantes de Química da UFPR e fiz parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).
Minha primeira experiência como profissional na docência foi no Centro Europeu ministrando aulas de Direção de Arte para a turma de Cinema no primeiro semestre de 2016.
No primeiro semestre de 2017 eu participei de um projeto voluntário numa escola do meu bairro ministrando a disciplina de Física.
Utilizando a experiência que adquiri no ano de 2016 realizei cinco projetos no PIBIDI, sendo três deles apresentados em congressos, todos eles voltados a área de licenciatura. Um deles …
Sou estudantes de Química da UFPR e fiz parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).
Minha primeira experiência como profissional na docência foi no Centro Europeu ministrando aulas de Direção de Arte para a turma de Cinema no primeiro semestre de 2016.
No primeiro semestre de 2017 eu participei de um projeto voluntário numa escola do meu bairro ministrando a disciplina de Física.
Utilizando a experiência que adquiri no ano de 2016 realizei cinco projetos no PIBIDI, sendo três deles apresentados em congressos, todos eles voltados a área de licenciatura. Um deles foi apresentado no ENEQUI no início de 2017 e outros dois no ENAF da UFPR em Outubro de 2017.
Utilizo a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) nas minhas aulas. Constantemente problematizando o conteúdo com a(o) discente e trazendo à consciência as aplicações do conhecimento científico no cotidiano.
Geralmente é muito fácil fazer diversos experimentos dentro de casa e uso isto para concretizar a teoria, visando sempre a práxis. Algumas vezes partindo da teoria para a prática e em outros casos o inverso.
Recursos multimídias como vídeos e jogos lúdicos são fundamentais durante o processo de aprendizagem e gosto muito de explorá-los.
O importante é ajuda com que a(o) discente não somente aprenda e sim APREENDE o conteúdo, sendo capaz de julgar as informações que são ditas e saber onde procurar as respostas adequadas para cada situação.
Minha iniciativa é fazer uma aula dinâmica e que adapte-se às características de cada aluno. O primeiro contato são aulas feitas para as(os) discentes, após isto as aulas são elaboradas COM as(os) discentes, assim personalizando cada aula de acordo com as necessidades.
Tenho preferência por uma sequência de aulas, pois para uma boa compreensão do conteúdo é necessário uma continuação das aulas para encadear o assunto, porém isto nem sempre é possível e, a(o) discente precisa de ajuda urgente. Por isso procuro ser versátil nas abordagens e adequar o estilo de aula dependendo da situação.