O processo saúde/doença é uma expressão usada para fazer referencia a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um individuo ou população, considera que ambas estão interligadas e são consequências dos mesmos fatores. De acordo com esse conceito, assinale a alternativa correta.
I- A organização é a atividade básica da administração e contribui para agrupar recursos a fim de atingir os objetivos predeterminados.
II- No sentido de comportamento: corresponde ao sistema e comportamento de todos os participantes com todas as relações formais e informais que se referem aos comportamentos individuais dos membros do grupo.
III- No sentido da função administrativa; corresponde ao conjunto que envolve um empreendimento moldado de tal forma que possa atingir seus objetivos.
IV- No sentido da empresa: nesse sentido é aquela que constituiu o duplo organismo.
V- A organização corresponde ao agrupamento de atividades necessárias para atingir os objetivos da organização (empresa), pela divisão do trabalho e com agrupamentos lógicos, racionais e funcionais, onde o executivo de cada agrupamento seja de autoridade capaz de incumbir-lhe a responsabilidade e atingir seus objetivos.
Assinale a alternativa que possui a sequência correta:
A) I-F, II-V, III-F, IV-F e V-V
B) I-V, II-V, III-V, IV-F e V-V
C) I-V, II-V, III-F, IV-F e V-V
D) I-V, II-V, III-F, IV-F e V-F
E) I-V, II-V, III-F, IV-V e V-V
Alternativa C.
C) I-V, II-V, III-F, IV-F e V-V.
I é correta, pois faz referência à função administrativa da organização.
II está incorreta, pois faz referência ao comportamento de membros de um grupo, e não à expressão "processo saúde/doença".
III está incorreta, pois a definição está se referindo à organização como um todo, e não apenas à função administrativa.
IV está incorreta, pois não faz referência ao conceito de "processo saúde/doença".
V é correta, pois se refere à definição de organização como um conjunto de atividades agrupadas para atingir objetivos, através de agrupamentos lógicos e funcionais.
Para analisar as afirmações apresentadas sobre o conceito de organização dentro do contexto do processo saúde/doença, vamos avaliar cada uma delas:
I. A organização é a atividade básica da administração e contribui para agrupar recursos a fim de atingir os objetivos predeterminados.
Análise: Correta. A organização é, de fato, uma das funções da administração, responsável por estruturar e coordenar recursos para alcançar metas estabelecidas.
II. No sentido de comportamento: corresponde ao sistema e comportamento de todos os participantes com todas as relações formais e informais que se referem aos comportamentos individuais dos membros do grupo.
Análise: Correta. O comportamento organizacional envolve tanto as relações formais quanto as informais entre os membros de uma organização, refletindo a dinâmica do grupo.
III. No sentido da função administrativa; corresponde ao conjunto que envolve um empreendimento moldado de tal forma que possa atingir seus objetivos.
Análise: Correta. A função administrativa implica organizar um empreendimento de maneira que favoreça a realização de seus objetivos.
IV. No sentido da empresa: nesse sentido é aquela que constituiu o duplo organismo.
Análise: Incorreta. A expressão "duplo organismo" não é comum no contexto de definição de organização e parece confusa ou sem clareza. A organização empresarial não é geralmente descrita dessa forma.
V. A organização corresponde ao agrupamento de atividades necessárias para atingir os objetivos da organização (empresa), pela divisão do trabalho e com agrupamentos lógicos, racionais e funcionais, onde o executivo de cada agrupamento seja de autoridade capaz de incumbir-lhe a responsabilidade e atingir seus objetivos.
Análise: Correta. Esta afirmação descreve adequadamente a natureza da organização, incluindo a divisão do trabalho e a responsabilidade atribuída.
Com base na análise, temos as seguintes avaliações:
Assim, a alternativa que apresenta a sequência correta é:
B) I-V, II-V, III-V, IV-F e V-V
Esta resposta reflete corretamente a análise das afirmações e a definição de organização em um contexto administrativo e de saúde.