Começe pesquisando Antônio Bandeira e o Movimento Modernista de Fortaleza.
Busque também Manabu Mabe, Lygia Pimentel Lins e Hélio Oiticica.
São as bases para se entender o Abstrato e seus fundamentos na construção da cultura brasileira.
Att,
Marcio Ramos
Começe pesquisando Antônio Bandeira e o Movimento Modernista de Fortaleza.
Busque também Manabu Mabe, Lygia Pimentel Lins e Hélio Oiticica.
São as bases para se entender o Abstrato e seus fundamentos na construção da cultura brasileira.
Att,
Marcio Ramos
Maria, alguns artistas insatisfeitos com o tradicionalismo vigente naquela época, até o século XIX aproximadamente, foram em busca de uma certa liberdade plástica, buscando novos estilos, num movimento de renovação. Estes artistas fugiam da tendência figurativa e buscavam o informalismo amparado em ideias de movimentos como o cubismo e dadaismo. Kandisnski e Miró são bons exemplos de artistas abstracionistas. No Brasil, Ligia Clark, Hélio Oiticica, Manabu Mabe. Lembre-se que no abstracionismo há uma fuga da tendência figurativa e linhas e formas geométricas, bem como o conceitual começa a tomar forma. Já não existem mais os retratos e paisagens com figuras bem definidas que denotam uma realidade, uma plena identificação com o objeto real. Busque na internet obras destes artistas citados e análise como eles utilizavam as linhas, as formas e as cores. Um artista que utiliza de geometria misturada com elementos surrealistas é Salvador Dali. Elementos de aspectos psicológicos como os sonhos estão bem presentes nas obras dele. O abstracionismo é a tendência moderna do século XX que rompeu com as barreiras do tradicionalismo e academicismo, ou seja, as escolas de arte da época ensinavam modelos sem liberdade artística.
Olá, Maria!
Bacana este seu interesse no abstracionismo, um movimento artístico muito importante e influente na história da arte.
O abstracionismo surgiu no início do século XX, como uma reação às mudanças sociais, políticas e científicas da época, e também como uma forma de explorar novas linguagens e possibilidades estéticas. Os artistas abstratos não buscam representar a realidade exterior de forma reconhecível, mas manifestam a imaginação, a emoção e a subjetividade articulando formas, cores e linhas.
Estes são considerados os mais importantes iniciadores do abstracionismo:
• Wassily Kandinsky (1866-1944): pintor russo considerado o pioneiro da arte abstrata. Suas obras são marcadas pelo uso de cores vibrantes, formas geométricas e linhas curvas, que criam uma sensação de movimento e ritmo. Ele se inspirava na música e na relação entre as cores e os sons. Uma de suas obras mais citadas é Composição VIII (1923).
• Piet Mondrian (1872-1944): pintor holandês considerado um dos maiores representantes do abstracionismo geométrico. Na sua fase mais madura e conhecida, ele usa cores primárias (vermelho, azul e amarelo), linhas pretas ortogonais e espaços brancos, estabelecendo um jogo visual. Para ver um exemplo de obras mais famosas, busque por Composição com Vermelho, Amarelo e Azul (1930).
• Kazimir Malevich (1878-1935): pintor russo também considerado um dos precursores da arte não figurativa. De sua autoria, há composições com formas geométricas simples, como quadrados, círculos e triângulos, que se sobrepõem ou se isolam em fundos monocromáticos. Ele buscava reduzir suas obras ao mínimo essencial. Uma de suas obras mais importantes é Quadrado Preto (1915).
Esses são três artistas das artes abstratas cujo trabalho é importantíssimo conhecer.
Espero que você goste de aprender sobre esse movimento artístico tão fascinante. Se você quiser que eu lhe indique outros artistas ou tiver alguma dúvida, estou aqui para lhe ajudar.