1. A telangiectasia múltipla em seres humanos é a expressão heterozigota de um alelo que é letal quando homozigoto. Os heterozigotos têm vasos sangüíneos dilatados na face, língua, lábios, nariz e/ou dedos e são sujeitos a hemorragias nasais sérias e muito freqüentes. Os homozigotos para o caráter têm muitos capilares frágeis e anormalmente dilatados; devido a graves hemorragias múltiplas, esses indivíduos morrem dentro de poucos meses após o nascimento. Dois heterozigotos casaram-se há 40 anos e têm quatro filhos crescidos. Quais são os prováveis genótipos destes indivíduos?
2. Em pombos, um alelo dominante C causa um padrão xadrez nas penas. Seu alelo recessivo c produz um padrão liso. A cor das penas é controlada por um gene de distribuição independente. O ateio dominante B produz penas vermelhas e o alelo recessivo b produz penas marrons. As aves de uma variedade xadrez puro, vermelhas, são cruzadas com aves de uma variedade pura lisa, marrom. (a) Preveja o fenótipo de suas proles. (b) Se estas proles forem intercruzadas, que fenótipos irão aparecer na F2 e em que proporções?
Na questão 1 os filhos podem ser homozigotos dominantes ou heterozigotos. Não podem ser homozigotos recessivos pois teriam morrido.
Na questão 2, na geração 1 teremos 100% de indivíduos xadrez e vermelhos. Na geração 2, teremos indivíduos xadrez vermelho, xadrez marrom, liso vermelho e liso marrom, na proporção de 9:3:3:1 respectivamente.