Foto de Amanda O.
Amanda há 5 anos
Enviada pelo
Site

Alguém para me auxiliar

1. Se um homem do grupo sangüíneo AB se casa com uma mulher do grupo A cujo pai era do grupo O, a quais grupos sangüíneos esse casal pode esperar que pertençam seus filhos?

 

2. Um casal normal tem cinco filhos. Dois deles sofrem de um distúrbio genético raro que tem aparecido esporadicamente nessa família. Qual é o tipo de relação entre os alelos desse gene?

Biologia Vestibular ENEM Ensino Fundamental Ensino Médio Geral Genética Citologia Ecologia Zoologia Fisiologia Bioquímica Botânica
2 respostas
Professor Igor M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Igor

1. Determinados pelo pai, Grupo A e Grupo B

2. É um sistema de Codinância, como no sistema ABO

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor Lucas A.
Respondeu há 5 anos
Contatar Lucas

1- Ao fazer o quadro de PUNNETT (jogo da velha) para o cruzamento dos alelos do pai (xA e xB, ambos dominantes) e os da mãe (x - recessivo; xA - dominante), percebe-se que a o filhos do casal poderão apresentar os seguintes fenótipos sanguíneos: A, B ou AB.

 

2- Possivelmente, a codominância que, assim como no sistema ABO, apresenta alelos que se expressam simultaneamente.

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar