Foto de Giovanna L.
Giovanna há 7 anos
Enviada pelo
Site

Como as bactérias realizam respiração aeróbica?

Se elas n possuem mitocôndrias?
5 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 3 semanas

As bactérias que realizam respiração aeróbica conseguem fazer isso apesar de não terem mitocôndrias, pois elas utilizam a membrana plasmática para esse processo. A respiração aeróbica em bactérias envolve a oxidação de nutrientes para gerar energia na forma de ATP, similar ao que ocorre em células eucarióticas com mitocôndrias.

Aqui está um resumo de como as bactérias realizam a respiração aeróbica:

  1. Glicólise: Assim como nas células eucarióticas, a glicólise ocorre no citoplasma bacteriano. Nesta etapa, a glicose é quebrada em duas moléculas de piruvato, liberando uma pequena quantidade de ATP e NADH.

  2. Ciclo do Ácido Cítrico: O piruvato é convertido em acetil-CoA e entra no ciclo do ácido cítrico (também conhecido como ciclo de Krebs), que ocorre no citoplasma das bactérias. Este ciclo gera mais NADH e FADH?, além de uma pequena quantidade adicional de ATP.

  3. Cadeia de Transporte de Elétrons: As cadeias de transporte de elétrons estão localizadas na membrana plasmática das bactérias. Os elétrons transportados pelo NADH e FADH? são passados por uma série de transportadores de elétrons na membrana. A energia liberada nesta cadeia é utilizada para bombear prótons através da membrana, criando um gradiente eletroquímico (força próton-motriz).

  4. Síntese de ATP: A energia armazenada no gradiente de prótons é utilizada para sintetizar ATP a partir de ADP e fosfato inorgânico por meio da ATP sintase, uma enzima também ancorada na membrana plasmática.

  5. Aceitador Final de Elétrons: No final da cadeia de transporte de elétrons, o oxigênio atua como o aceitador final de elétrons, formando água.

Dessa maneira, mesmo sem mitocôndrias, as bactérias aeróbicas são capazes de realizar a respiração celular eficientemente utilizando suas membranas plasmáticas.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .

Envie uma dúvida grátis

Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Marcos F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 anos
Contatar Marcos
Olá Giovanna. As bactérias não possuem mitocôndrias pois não contam com um sistema de endomembranas bem desenvolvido. Porém possuem o Mesossomo, que tem função de realizar a respiração no procarionte, além de função na divisão da bactéria. Algumas bactérias fazem, alem da respiração, fermentação e putrefação (são decompositoras). Bons estudos ! PS: As bactérias podem ser anaeróbicas ou aeróbicas. Quando anaeróbicas, realizam fermentação. Quando aeróbicas, respiração. Todos os seres vivos respiram. As bactérias respiram por mesossomos, estruturas delgadas que ficam abaixo da parede celular e da membrana plasmática e percorrem por toda a região mais externa do citoplasma e mais próxima das membranas. Essa região possui proteínas que são responsáveis pelo direcionamento de elétrons energéticos que vão dissipando energia a fim de que forme ATP. O oxigênio, como ultimo aceptor de elétrons, capta os prótons energéticos e forma água. Sabe-se que as bactérias aeróbicas foram englobadas e tornaram-se mitocôndrias nas células eucariontes. O mesossomo é a crista mitocondrial e tem a mesma função no corpo humano (transporte de elétrons).

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Ataide C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 anos
Contatar Ataide
Muitas pessoas pensam que procariontes (grupo que inclui as bactérias) podem realizar apenas respiração anaeróbia, como a fermentação, mas na verdade eles também podem realizar respiração celular. Nas plantas, animais, por exemplo, parte da respiração celular ocorre no citosol e parte nas mitocôndrias. No entanto, as células procariontes não possuem organelas – lembre-se que as mitocôndrias provavelmente evoluíram de bactérias que foram fagocitadas por células eucarióticas ancestrais há bilhões de anos. Então, o processo de respiração celular difere nestas células com relação aos locais em que ocorrem cada uma das etapas. A primeira fase da respiração celular – chamada de glicólise – ocorre no citoplasma da célula tanto em células eucariontes como procariontes. Esta é a fase em que ocorre a quebra da glicose em piruvato e ela é o ponto de partida tanto da respiração celular como da fermentação.A etapa seguinte, denominada oxidação do piruvato, ocorre na membrana interna da mitocôndria em eucariontes e na face interna da membrana plasmática em procariontes. Nesta etapa, o piruvato é convertido a Acetil-CoA, que é utilizado na etapa seguinte, o ciclo de Krebs.No ciclo de Krebs – que ocorre na matriz mitocondrial em eucariontes e no citoplasma em procariontes – a quebra das moléculas de glicose é completada, resultando na formação de gás carbônico, entre outras moléculas.Por fim, a cadeia respiratória (ou cadeia transportadora de elétrons) – etapa em que ocorre a produção de ATP a partir da energia derivada de reações de redução e oxidação de uma cadeia transportadora de elétrons – acontece na membrana interna da mitocôndria em eucariontes e na face interna da membrana plasmática em procariontes.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Giulia R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 anos
Contatar Giulia
As bactérias possuem a mesma maquinaria de respiração de uma célula animal. Porém ao invés de estar concentrada em uma organela como a mitocôndria, estas enzimas estão dispersas dentro da célula. Até porque as mitocôndrias da célula animal, nada mais são do que bactérias após endossimbiose. Leia mais: https://www.biologiatotal.com.br/blog/como-e-a-respiracao-celular-nas-bacterias.html

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Tamirys B.
Respondeu há 7 anos
Contatar Tamirys
A respiração aeróbica apresenta 3 fases tanto em seres eucariontes quanto procariontes. A primeira fase é a glicolise e ocorre no citosol de eucariontes e procariontes. A segunda fase é chamada de oxidação do piruvato e acontece em locais diferentes em eucariontes e procariontes. Em eucariontes essa segunda fase ocorre na membrana interna das mitocôndrias e em procariontes ela ocorre na membrana interna plasmática. O Ciclo de Krebs acontece no citoplasma da célula das bactérias. E a última fase conhecida como cadeia respiratória, onde há a produção de ATP, acontece na membrana interna plasmática das bactérias.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor