Aqui estão as principais características dos peixes e dos anfíbios:
Essas características refletem as adaptações evolutivas dos peixes e dos anfíbios aos seus respectivos ambientes aquáticos e terrestres.
Características gerais:
Vivem em ambientes aquáticos (rios, lagos, oceanos), utilizam brânquias para respiração e a sua maioria põe ovos ou realizam fertilização interna para a sua reprodução. Utilizam as suas nadadeiras para sua locomoção e são animais ectotérmicos, ou seja, dependem do ambiente externo para poder controlar sua temperatura corporal);
Podemos dividir em dois grupos:
Peixes que possuem seu esqueleto feito de cartilagem, sua pele é oberta por escamas placoides (duras e ásperas), a boca é localizada na parte inferior da cabeça, possuem brânquias sem opérculo (cobertura branquial) e sua reprodução ocorre de forma interna, com muitos ovovivíparos que possuem o desenvolvimento dos ovos dentro do corpo.
Exemplo: tubarões e raias
São peixes que possuem o esqueleto feito de ossos, sua pele é coberta por escamas ctenoides ou cicloides (mais lisas), possuem a sua boca localizada na extremidade frontal da cabeça, respiração através de brânquias com opérculo e sua reprodução é de forma externa, com a maioria sendo ovíparos (desenvolvem ovos fora do corpo);
Exemplo: Salmão e tilápia
Características gerais:
Vivem em ambientes aquáticos e terrestres e possuem duas fases durante sua vida: quando filhote, são larvas (girinos) que possuem brânquias. E quando adultos, possuem pulmões e fazem a sua troca gasosa através da pele (cutânea). Sua reprodução depende da água e põem ovos.
São animais ectotérmicos, de pele úmida e permeável. Por perdem água fácilmente e não terem escamas, necessitam estar próximos a ambientes umidos. Sua locomoção ocorre através de pés que são adaptados para além de saltar, nadar.
Podemos dividi-los em três grupos:
Corpo curto e sem cauda na fase adulta, possuindo pernas longas e adaptadas para saltar, com reprodução dependente da água para que ocorra o deposito dos ovos e o desenvolvimento dos girinos que passam por uma metamorfose para se transformares em adultos terrestres.
Exemplos: sapos, rãs e pererecas
Possuem corpo longo e com cauda, pernas curtas e de igual tamanho, tanto na frente quanto atrás, possuem sua reprodução com fertilização interna e com respiração cutânea.
Exemplos: salamandras e tritões
Podem ser conhecidas como Gimnofionos, com corpos alongados e sem membros, semelhantes aos vermes e cobras. Vivem no solo e são fossoriais (capazes de cavar túneis), possuem fertilização interna com o desenvolvimento do embrião internamente (vivíparas), além de possuir respiração pulmonar.
Exemplo: cecílias
Os peixes são vertebrados aquáticos que exibem uma grande diversidade de formas e adaptações ao meio aquático. Suas características principais incluem:
Anatomia e Locomoção:
Respiração:
Sistema Circulatório:
Sistema Nervoso e Sensório:
Reprodução:
Ecologia e Adaptação:
Os anfíbios são vertebrados que vivem entre dois mundos: a água e a terra. São marcados por uma transição evolutiva importante, sendo o grupo intermediário entre peixes e répteis. Principais características:
Anatomia e Locomoção:
Respiração:
Sistema Circulatório:
Sistema Nervoso e Sensório:
Reprodução e Ciclo de Vida:
Ecologia e Adaptação: