1) A distrofia muscular de Duchenne tem herança ligada ao sexo recessiva e geralmente afeta apenas homens. As vitimas da doença tornam-se progressivamente mais fracas, começando cedo na vida. Qual a probabilidade de uma mulher cujo irmão tem a doença tenha um filho (homem) afetado? (obs. os individos que não foram citadas devem ser considerados normais)
a) 100%
b)1/2 ou 50%
c) 1/4 ou 25%
d) 3/4 ou 75%
2) A feniceltonúrica (PKU) é uma doença hereditária humana que resulta na incapacidade do corpo em processar a substancia fenilalanina, que é contida nas proteinas. Um casal pretende ter um filho, mas procura um colsultor genetico porque o homem tem uma irmã com PKU e a mulher tem um irmão com PKU. Não exixtem outros casos cohecidos em suas familias. eles pedem ao consultor que determine a probabilidade de que seu priemiro filho tenha PKU. Qual é essa probabilidade?
a) 1/2
b) 1/4
c) 1/16
d) 1/9
Boa tarde,Hevellin.
1) Não há alternativa correta para a resposta desta questão.
A correta seria 1/8
Como se trata de herança ligada ao sexo, qualquer homem afetado carrega o gene recessivo para a distrofia,(que vamos indicar por "d") no cromossomo X materno, portanto Xd,isto porque o Y ele recebeu do pai.
Se o irmão da mulher tem distrofia é porque a mãe deles é heterozigota, ou seja XDXd. Isto porque o enunciado diz que não há mais casos de distrofia na família, então a mãe deles bem como o pai a mulher e seu marido são todos normais.
A partir daí, essa mulher só poderia ter um filho afetado pela distrofia se ela fosse também heterozigota como a mãe dela. Acontece que o problema não nos informa se ela é homo o uheterozigota e nesse caso temos que usar a prob condicional, ou seja, ela tem 1/2 de prob de ser XDXd e esse valor precisa entrar no cálculo da prob final.
SE ELA FOR XDXd ,casada comum homem normal, a prob de nascer um menino com distrofia será de 1/4.
Então a prob final é
P= 1/2 X 1/4 =1/8
2- A alternativa correta é a E
Nesta questão a herança é autossômica. nesse casos tanto a mulher como o homem têm irmãos afetados (ff)com pais normais, o que significa que esses pais são ambos heterozigotos.
Se os pais são heterozigotos e a mulher e o homem são normais, significa que ambos já são possuidores de no mínimo um gene dominante F e cada um deles têm chance de 2/3 de serem heterozigotos, CONDIÇÃO necessária para que tenham um filho (aí no caso com significado de criança)afetado e que seria, nessa condição 1/4.
A prob final fica então: 2/3 X 2/3 X 1/4 = 1/9
Espero ter ajudado.