Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Fisiologia ajudaaa

Biologia Plantas Ensino Fundamental Vestibular ENEM Ensino Médio Fisiologia

O termo fotossíntese significa, literalmente, “produção usando a luz”. Os organismos fotossintéticos captam e utilizam a energia solar para oxidar H2O, liberando O2, produzindo compostos orgânicos, primariamente açúcares. Esta energia estocada nas moléculas orgânicas é utilizada nos processos celulares da planta e serve como fonte de energia para todas as formas de vida. Conforme o fluxo de fótons aumenta, a fixação de CO2 pela fotossíntese aumenta inicialmente até o ponto em que ela se iguala à liberação de CO2 mitocondrial, atingindo o ponto de compensação de luz, o qual depende da espécie e das condições de crescimento. Plantas de sombra, por exemplo, possuem ponto de compensação de luz bem menor do que as plantas de Sol. http://www.fisiologiavegetal.ufc.br/APOSTILA/FOTOSSINTESE.pdf

A equação a seguir mostra como a fotossíntese líquida é calculada nos diferentes tipos de plantas.

Fotossíntese líquida = fotossíntese total - respiração mitocondrial

De acordo com o tema apresentado na questão é possível afirmar que 
a) Nas plantas de Sol, a respiração mitocondrial é muito baixa, o que justifica o seu baixo ponto de compensação de luz.

b) A fotossíntese líquida positiva somente será alcançada em plantas de Sol, que possuem maior quantidade de cloroplastos por área foliar.

c) Em plantas de sombra, o valor da respiração mitocondrial é desprezível, fazendo com que a fotossíntese líquida seja igual a fotossíntese total.

d) Nas plantas de sombra, a fotossíntese líquida é negativa, por isso elas conseguem crescer em ambientes sombreados.

e) No ponto de compensação de luz, a fotossíntese líquida é igual a zero, e as plantas apresentam crescimento nulo.

Foto de Laura L.
Laura perguntou há 2 anos