Foto de Cassia B.
Cassia há 7 anos
Enviada pelo
Site

Fungos e ovos embrionarios

Bom dia, são duas perguntas que tenho duvida tenho prova hoje , Em relacão a reprodução dos fungos: Reprodução sexuada e assexuada do bolor Penicillum sp ? Explique como os virus são diagnosticados, utilizando ovos embrionários e cultura de celulas ?
Biologia
2 respostas
Professora Ivy O.
Respondeu há 7 anos
Contatar Ivy


!ª pergunta: Espécies de Penicillium são do filo Ascomycota. É importante saber a qual filo um fungo pertence para saber como se dá sua reprodução.
A reprodução assexuada se dá quando uma hifa se modifica para produzir uma estrutura reprodutora especializada, que nesse filo recebe é chamada de conidióforo. Este libera os conídeos, que são frutos de divisões mitóticas dentro do conidióforo. Estes conídeos se desprendem da estrutura, por causa de correntes de ar, por exemplo e são carregados para outros locais. Ao encontrar uma fonte de água e nutrientes, este conídeo irá germinar, produzindo novos indivíduos.
Para que ocorra a reprodução sexuada, é necessário o encontro de hifas diferentes. Dentro do ascocarpo (estrutura de reprodução) deve haver fusão entre os mating types positivo e negativo (não são chamadas de fêmea e macho, mas sim de mating type diferentes, sendo uma hifa positiva e outra negativa). Quando estas hifas se fundem, ocorre a plasmogamia (que é a fusão de conteúdo citoplasmático). Isso vai dar origem a hifas dicarióticas (com 2 tipos de núcleos distintos, o do tipo negativo e do positivo). Nestas hifas dicarióticas, ocorrerá a cariogamia, que é a fusão dos núcleos (+ com -). Esta cariogamia dará origem ao zigoto (núcleo diplóide). Este zigoto sofrerá meiose, gerando 4 núcleos haploides, que sofrerão mitose, formando um total de 8 ascósporos, todos haploides. Estes ascósporos estão dentro dos ascos que estão presentes nos ascocarpos ou corpos de frutificação dos ascomicetos. Em condições adequadas, os ascósporos serão liberados no ambiente, dando origem a novos indivíduos, que poderão desenvolver ascocarpos ou conidióforos.

2ª pergunta: A identificação do vírus isolado em culturas celulares ou ovos embrionários se dá pela coleta de sobrenadante da cultura e líquido alantoico ou amniótico dos ovos para a execução de testes sorológicos clássicos, como teste de neutralização, teste de fixação do complemento ou teste de inibição da hemaglutinação. 
De acordo com os resultados obtidos, é possível fazer o diagnóstico viral.
Os vírus cultivados em ovos embrionados apresentam modificações bem características, como morte do embrião; hemorragias petequiais e congestionamento do embrião; inibição do crescimento do embrião e formação de focos típicos, como espessamento, edema ou necrose, na membrana cório-alantoica. Esta última lesão é bem característica no diagnóstico dos vírus da varíola, vacínia e herpes simplex, por exemplo.
Em culturas celulares, os resultados da infecção viral podem ser observados pela presença de efeito citopático (ECP), um fenômeno de alteração morfológica celular; pela presença de corpúsculos de inclusão, pela produção de antígenos virais, pela hemadsorção (adsorção de hemácias a células infectadas com certos vírus), pelo chamado fenômeno de interferência, o desenvolvimento de paralisia, lesões degenerativas ou morte apresentadas pelos sistemas hospedeiros inoculados com o vírus são exemplos de efeitos consequentes da biossíntese viral pelas células competentes dos sistemas hospedeiros utilizados. 
Então percebe-se que alguns resultados são caracterírticos de alguns tipos de vírus.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professora Maria C.
Respondeu há 7 anos
Contatar Maria
Olá, boa tarde! Pergunta 01: Reprodução assexuada: ocorre por formação de conídios multinucleados (esporos assexuados), que germinam formando novos micélios. Reprodução sexuada: hifas de micélios haploides fundem-se formando uma estrutura diploide que sofrerá meiose. O resultado dessa meiose é uma estrtura formadora de esporos que liberará os esporos haploides no ambiente para se desenvolverem em novos micélios. Lembre-se que o bolor propriamente dito é o micélio. Pergunta 02: Os vírus isolados em culturas celulares ou em ovos embrionados são identificados por meio da coleta de sobrenadante da cultura, para a execução de testes sorológicos como teste de neutralização; fixação do complemento; ou teste de inibição da hemaglutinação.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar