Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Hereditariedade humana

Biologia Ensino Médio

1) Numa determinada espécie de milho, a altura da planta varia de 150 cm a 300 cm. Cruzando-se linhagens homozigóticas que produzem plantas com altura de 150 cm e linhagens homozigóticas que produzem plantas com altura de 300 cm, obteve-se uma geração F1 que, autofecundada, originou sete fenótipos. Com base nos dados apresentados, responda:

a) Quantos genes efetivos estão atuando na herança da altura do milho?

b) Quantos centímetros cada gene efetivo adiciona ao fenótipo mínimo?

c) Qual a altura dos descendentes da geração F1?

c) A geração F2 resultou em 384 plantas. Quantas dessas possuem uma altura de 250 cm?

 

2) Nos cães labradores, a cor da pelagem preta, chocolate ou dourada depende da interação entre dois genes, um localizado no cromossomo 11 (alelos “B” e “b”) e o outro, no cromossomo 5 (alelos “E” e “e”). O alelo dominante “B” é responsável pela síntese do pigmento preto e o alelo recessivo “b”, pela produção do pigmento chocolate. O alelo dominante “E” determina a deposição do pigmento preto ou chocolate nos pelos; e o alelo “e” impede a deposição de pigmento no pelo. Dentre 36 cães resultantes de cruzamentos de cães heterozigóticos nos dois lócus com cães duplo-homozigóticos recessivos, quantos com pelagem preta, chocolate e dourada, respectivamente, são esperados?

3) A polidactilia é determinada por um gene dominante “P” e a queratose é devida a um gene dominante “Q”. Um homem com polidactilia e de pele normal casa com uma mulher sem polidactilia e com queratose. Tiveram um filho com polidactilia e queratose e outro filho com polidactilia e sem queratose. Qual o genótipo dos pais?

04) No homem, a surdez congênita é causada por homozigose de um dos dois genes recessivos “d” ou “e”. São necessários os dois genes dominantes “D” e “E” para a audição normal. Fernando, que é surdo, casou-se com Lúcia, que também é surda. Tiveram 6 filhos, todos de audição normal. Portanto, você pode concluir que o genótipo dos filhos é:

 

 

 

a) DDee           b) ddEE            c) DdEe            d) DDEE            e) DDEe

05) A determinação da cor da pelagem em camundongos, um caso de epistasia recessiva, é determinada por dois pares de alelos: um deles “A” determina cor amarela (aguti) e “a” pelagem preta; já o outro par de alelos “I” e “i”, em que “i” é epistático sobre “A” e “a”, determina o padrão albino. Cruzando-se um rato aguti com uma rata albina obtêm-se a geração F1 que, quando retrocruzada, gera descendentes na seguinte razão fenotípica de ratos agutis, albinos e pretos, respectivamente:

 

a) 9:3:4         b) 4:9:3             c) 9:4:3            d) 4:3:9             e) 3:9:4

6) Suponha que, em uma espécie de planta, a altura do caule seja condicionada por 03 pares de genes com efeito aditivo. A menor planta, com genótipo recessivo, mede 40 cm e cada gene dominante acrescenta 5 cm à altura. Uma planta de genótipo aaBbCc foi autofecundada. A proporção de descendentes que serão capazes de atingir a altura, exata, de 50 cm é de:

 

 

 

 

a) 8/16          b) 9/16          c) 3/16             d) 6/16          e) 4/2

7) Em galinhas, a cor da plumagem é determinada por dois pares de alelos: em um par, o dominante (C) condiciona penas coloridas e seu alelo recessivo (c) penas brancas; no outro, o dominante (I) impede a produção de pigmentos (penas brancas) e seu recessivo (i) não tem esse efeito. O alelo C é dominante em relação a c, mas é hipostático em relação a I. A partir do retrocruzamento da geração F1, obtida de parentais “CCII x ccii”, espera-se obter a seguinte razão fenotípica, de aves coloridas e brancas, respectivamente:

 

a) 3:13             b) 8:8               c) 12:4             d) 13:3             e) 4:12

 

Foto de Julia L.
Julia perguntou há 4 anos