Algumas proteínas sofrem desnaturaçao, né? Quando estamos com febre os antiorpos param de executar sua defesa no organismo? ( pois quando a proteína sofre desnaturaçao, ela perde sua função )
A febre é uma reação normal e fisiológica do organismo que está produzindo substâncias para combater a invasão ou infecção de um agente infeccioso, geralmente um vírus ou uma bactéria. A febre, portanto, tem função de defesa. Ou seja, o aumento da temperatura está relacionado com um aumento da eficácia da resposta imunológica e também com uma redução da replicação de micro-organismos. Os patógenos crescem melhor sob temperaturas mais baixas. As respostas imunes são mais intensas em temperaturas elevadas. Mas quanto as proteínas,elas sim se desnaturam , mas precisamos entender que as enzimas em humanos são mais estáveis a altas temperaturas do que as das bactérias. A febre desnatura as enzimas bacterianas, mas não as nossas. Sendo assim a febre torna-se benéfica e a única coisa que precisamos nos alertarmos é se ela passar dos 40 graus Celsius, pois ai sim nosso organismo não estara mais preparado para tal temperatura e entrar em colapso.
Espero ter ajudado.
A febre é um mecanismo controlado pelo hipotálamo e pode ser um reflexo de que nosso está tentando combater algum patógeno, como vírus e bactérias. Então essa é uma resposta normal do nosso corpo. Entretanto, a febre não controlada, em especial acima dos 39-40°C, pode ser extremamente prejudical ao ocasionar a desnaturação de proteínas, entre elas, enzimas que são essenciais em inúmeras reações químicas em nossas células. Outra classe de proteínas que também pode ser afetada por esse aumento excessivo da temperatura são os anticorpos, pois os mesmos podem ser desnaturados nesses episódios. Esses anticorpos se ligam ao antígeno quando em sua conformação nativa, ou seja, quando não estão desnaturados.
Referências:
https://canal.cecierj.edu.br/recurso/4443
https://canal.cecierj.edu.br/012016/bc69e35def07e173c30ca74518a2e11b.pdf
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/49216/000829410.pdf?sequence=1