A permeabilidade seletiva é uma das principais atividades realizada pela membrana plasmática. É a seleção de substâncias que entram e saem da célula, ou seja, a membrana age como uma espécie de “peneira”, escolhendo pequenas substâncias e dificultando a passagem de substâncias maiores.
A permeabilidade seletiva é a capacidade da membrana plasmática de controlar a entrada e a saída de determinadas substâncias, permitindo que certas moléculas ou íons passem por ela por difusão ou por processos mais especializados.
Oi Amanda, a membrana plasmática têm a capacidade de controlar as substâncias que entram e saem da célula. Através de variados processos seletivos (ativos e passivos) ela age controlando os níveis de determinadas substâncias no interior e no exterior da célula. É essa capacidade que chamamos de permeabilidade seletiva da membrana.
Espero ter te ajudado, bons estudos!
Bom dia, Amanda
A permeabilidade seletiva da membrana celular refere-se à sua capacidade de selecionar as partículas de substâncias que saem do meio intracelular, ou seja, de dentro da célula para o meio externo, e as partículas de substâncias que vão entrar na célula vindas do meio extracelular, ou seja, de fora para dentro da célula.