Alguém poderia me ajudar a entender por que os biólogos acrditam que a evolução da vida foi extremamente provavél na Terra primivita? Por favor
Oi, Heloisa!
Primeiro, precisamos compreender como foi o provável surgimento das primeiras moléculas orgânicas na Terra primitiva. A nível de ensino do colégio, podemos nos restringir à hipótese de Oparin e Haldane. Essa hipótese sugere que a vida poderia ter surgido a partir de uma série de reações químicas que ocorreram na Terra primitiva. A atmosfera primitiva, segundo a hipótese, era composta por gases como metano (CH4), amônia (NH3), hidrogênio (H2) e vapor de água (H2O), ainda sem o oxigênio livre. A teoria sugere que esses gases, sob influência de fontes de energia como raios ultravioletas do sol e descargas elétrica (como relâmpagos) poderiam reagir para formar moléculas orgânicas simples. Além disso, propôs que essas moléculas simples se acumularam nos oceânos primitivos, formando uma sopa primordial. Com o tempo, poderiam se agrupar em estruturas mais complexas chamadas coacervados, que poderiam criar um ambiente interna diferente do meio externo (como se fosse uma estrutura que isola o meio interno do externo, como se fosse uma atual membrana plasmática). Dentro do coacervado, as reações químicas poderiam levar à formação de moléculas cada vez mais complexas, podendo resultar em sistemas auto-replicantes que poderiam ser considerados formas de vida iniciais/primitiva.
Portanto, a probabilidade do surgimento da vida no cenário proposto por Oparin e Haldane é sustentada pela combinação de uma atmosfera redutora rica em precursores químicos, fontes abundante de energia e condições favoráveis para reações químicas. Tais fatores tornam o surgimento da vida um evento plausível nas condições da Terra primitiva.
Olá Heloisa, tudo bem?
Muitos cientistas acreditam que no início da Terra existia uma chamada "sopa primordial", uma mistura teórica de compostos orgânicos que podem ter dado origem à vida na Terra. As moléculas que formaram o primeiro micróbio teriam surgido pela ação de relâmpagos em uma mistura gasosa de amônia, metano e hidrogênio, sobre um caldeirão oceânico emanando vapor de água.