Um ser humano pertence à espécie conhecida como Homo sapiens, que segundo a Teoria da Evolução é o resultado do processo evolutivo dos primatas conhecidos como hominídeos.
A espécie humana representa o mais alto nível de complexidade da escala evolutiva. O cérebro desenvolve-se de maneira que seja capaz de realizar diversas atividades que exigem raciocínio, além de elaborar pensamentos criativos, abstratos, teorias e de outros tipos.
Filosoficamente somos um todo conjunto formado para um so ser, mas se não existir qualquer parte deste conjunto então temos uma deficiencia, algumas deficiencias podem ser geradas ate geneticamente não impedindo por vezes que o ser humano continue, mas outras deficiencias que ocorrem no conjunto não permitem a sobrevivencia. Somos então um ser formando por diversas celulas, tecidos, orgãos todos funcionamento em razão de um.
Ainda podemos ser como voce disse uma celula desse conjunto quando passamos a viver em sociedade somos um dentre vários então formamos nesta fase o que conhecemos por população e existe a interação desta população, dai a diversidade da vida.
A filosofia da vida e interessante para que possamos analisar a complexidade do nosso organismo como um todo, afinal somos celulas, tecidos, orgãos, sistemas ou um ser somente fica ainda a dúvida para os cientistas que não chegaram em um consenso até hoje.