Com base na regulação gênica em eucariotos, qual seria o nível da regulação que permite que células com o mesmo material genético tenham características e funções diferentes?
Oi Sabrina, tudo bom?
Então, só a nível de relembrar, existem basicamente três níveis de regulação da expressão: nível transcricional (se o gene vai ser transcrito ou não), pós-transcricional (se o RNA mensageiro vai ser lido e traduzido ou não) e pós-traducional (se a proteína vai executar sua função normalmente ou não).
Pensando que diferentes células precisam expressar diferentes genes por estarem inseridas em contextos diferentes e precisarem de executar funções diferentes, eu particularmente diria que nesse caso a mais importante seria a regulação a nível transcricional. As outras duas, embora muito importantes, seriam um ajuste mais fino da regulação de função da célula.
Células-tronco totipotentes podem originar qualquer tipo de célula do organismo. Para isso a célula totipotente passa por um processo chamado de diferenciação ou especialização celular, quando a célula vai assumindo funções específicas, por exemplo, ao se tornar uma célula muscular ela assume as funções que este tecido executa e não pode se tornar uma célula do tecido epitelial, embora tenham o mesmo código genético. Em condições normais (células sadias), os níveis de regulação gênica são pré-transcricionais (antes de ocorrer a leitura do código genético para formação de RNA), ou seja, apenas os genes utilizados para as funções especificas daquelas células são ativados e desativados conforme necessidade do organismo e estímulos externos.