Bom dia!
1. Os integrantes do Reino Monera são os organismos mais simples, constituídos basicamente por células procarióticas e unicelulares. Os integrantes desse grupo possuem uma característica básica de ausência de carioteca, membrana celular que separa o DNA do restante dos conteúdos celulares, esse material genético fica em contato com o material citoplasmático. Os organismos do Reino Monera não possuem também complexo golgiense e mitocôndrias em seu material citoplasmático. Os organismos encontrados dentre desse Reino são: bactérias, arqueobactérias (ou arqueas) e cianobactérias.
2a. Bactérias aeróbicas obrigatórias sobrevivem apenas com a presença de gás oxigênio.
2b. Bactérias anaeróbicas facultativas sobrevivem com a presença ou ausência de gás oxigênio.
2c. Bactérias anaeróbicas facultativas sobrevivem apenas sem a ausência de gás oxigênio, ou seja, são organismos que morrem na presença de gás oxigênio.
3. A função das bactérias em charcos com acumulação de H2S é que devido a baixa concentração de gás oxigênio, há um processo anaeróbio facultativo e um processo de quimiossíntese para fornecimento de energia. A presença de grânulos amarelos acumulados no citoplasma desse organismos são devido ao processo de quimissíntese, nada mais do que grânulos de enxofre.
Tentei ser o mais sucinta possível e espero ter ajudado.
Bons estudos.
Ola, vamos a sua dúvida:
O reino Monera reune seres vivos unicelulares procariontes, ou seja formados por uma única celula e que não possuem carioteca delimitando e individualizando um nucleo. O material genetico corresponde a uma só molecula de DNA circular localizado formando o que se chama de nucleóide. Alem disso temos muits moleculas pequenas e circulares de DNA livres,(plasmideos)este contem geralmente genes relacionados a resistencia a antibioticos, e ainda temos os ribossomos que estão em meio ao citoplasma.
Com relação as caracteristicas podemos dizer que:
a) aeróbicas obrigatórias- são aquelas que so vivem na presença de oxigenio. exemplo Mycobacterium tuberculosis (causador da tuberculose).
b) anaerobicas facultativas- podem viver com ou sem o a presença de oxigenio. Elas podem realizar tanto a fermentação como a respiração. exemplo E.coli
c) anaerobicas obrigatórias- não vivem na presença de oxigenio. Elas não efetuam a fosforilação oxidativa por isso morrem na presença de oxigenio. exemplo Clostridium
No seu terceiro questionamento ate eu fiquei na duvida porque voce fala em uma lagoa(charco) que denominos de ambiente lentico em biologia e sobre a existencia de sulfeto de hidrogenio, bem sulfeto de hidrogenio e o chamado gas da morte e forma um gas com forte odor de ovo podre e carne em decomposição, mas que reage como ar e pode ser ate explosivo. Ele surge em meio ao petroloo cru e em fontes termais, nestas e usado o aparelho condensador de ozonio para sua retirada.
Nestes ambientes pela sua caracterização sabe que estão ali bacterias redutoras de sulfato de hidrogenio a sulfeto, nota-se pelo seu questionamento que esta ocorrendo a transformação pois voce fala em sulfeto de hidrogenio sinal da existencia destas bacterias que utilizam para oxidação o sulfato o transformando em sulfeto. O sulfato de hidrogenio tem formula H2SO4, onde o SO4 tem carga -2 e o hidrogenio tem carga +1, percebe-se que há liberação de oxigenio quando ocorre a transformação. Os granulos amarelos que voce descreve são granulos de enxofre que são resultado da quimiossintese que ocorreu.
Diante disto utilizam para o tratamento de aguas acidas das minas, por isso o cheiro e um determinante da existencia das bacterias.
Não sei se consegui dirimir sua dúvida, mas e o que tais bacterias fazem neste meio.
Abraços.
Prof.E.Molina