Foto de Luana S.
Luana há 6 anos
Enviada pelo
Site

Igreja multada por buscar doações em caminhão

O Padre Zé, da Paróquia Nossa Senhora dos Desprotegidos, ganhou uma série de produtos rurais para fazer um leilão beneficente. Inclusive um fazendeiro da região se prontificou a buscar as doações com o seu caminhão. O padre e o fazendeiro, após a coleta das doações, foram parados na Fiscalização Estadual e autuados por transportar mercadorias sem nota fiscal, sendo aplicado uma multa para a Igreja e apreendidas as doações.Baseado neste relato, explique se a atitude do fiscal está correta, como fica a situação de imunidade de igreja e o que o padre deveria ter feito para evitar este problema. Como ele deve proceder após a multa? Justifique sua resposta com os dispositivos legais.

Ciências Contábeis Contabilidade Análise de Balanços Fiscal Escrituração Fiscal Ciências Contábeis
1 resposta
Professor Bruno S.
Respondeu há 6 anos
Contatar Bruno

A resposta a seguir é baseada em entendimento genérico do assunto, tendo em vista que a questão menciona sobre fiscalização estadual, e cada estado da federação pode ter suas particularidades em relação a esta situação tributária:

A atitude do fiscal está correta, pois as mercadorias estavam sem nota fiscal de doação.

Como fica a situação de imunidade da igreja: caso a multa seja paga, não há risco de perda da imunidade tributária pela igreja.

O que o padre deveria ter feito para evitar o problema: solicitar ao doador nota fiscal de remessa - doação - das mercadorias para a igreja.

Como ele deve proceder em relação à multa: pagá-la e/ou negociá-la, conforme a legislação estadual e/ou especificações da multa

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar