Ambiente e solo

Ciências da Terra
a diferença na formação entre os combustiveis: alcool e gasolina, modo de produção e os efeitos para o meio ambiente.
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Tayssa perguntou há 6 anos

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Professor Jônatas R.
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Respondeu há 6 anos
Olá, por favor avalie positivamente a minha resposta, caso atenda suas necessidades! Álcool O álcool é produzido a partir de matérias primas com origem vegetal que possuem altos índices de frutose. A principal matéria prima utilizada é a cana-de-açúcar, mas podem também ser usadas outras matérias como o milho, a mandioca e o eucalipto. Após o corte, é feito o transporte da matéria para a usina, onde ocorre a lavagem e a moagem seguida da filtragem, de onde são obtidos a garapa e o bagaço. A garapa é aquecida, formando um líquido viscoso e rico em açúcar, o melaço. Depois, adiciona-se ao melaço um pouco de água e ácido, de onde obtemos o mosto. Após 50 horas de fermentação 13% do mosto torna-se álcool e é enviado para a destilação. Para obter o álcool etílico a partir da mistura é feita uma destilação fracionada. Para o álcool puro ou anidro, retira-se a água excedente. O processo consiste na adição de cal vivo à mistura que ao entrar em reação com a água forma o hidróxido de cálcio que não é solúvel em álcool, assim formando uma mistura heterogênea que é separada. O álcool produzido é quantificado através de medidores de vazão ou tanques calibrados e depois enviados para o armazenamento, onde aguardam a posterior remoção por meio de caminhões para a comercialização. Cada litro de álcool obtido na destilação produz cerca de 12 litros de resíduos que recebem o nome de vinhaça e são aproveitados como fertilizante no próprio canavial. Impacto Ambiental Atualmente, há correntes que questionam o impacto ambiental do álcool combustível, pelos severos danos do desmatamento necessário para abrir espaço à monocultura de cana-de-açúcar e pelo efeito nocivo da queima da palhada, necessária para se preparar a cana para a produção de álcool. Esses danos hoje já se fazem sentir, apesar de a utilização do álcool ser ínfima se comparada aos derivados de petróleo. Contudo, a queima da palhada está decaindo com o aumento da mecanização da lavoura. Também deve-se levar em conta o fato de que o efeito da queima é minimizado pela absorção de CO2 através da fotossíntese realizada pela própria cana-de-açúcar. Gasolina A Petrobras, empresa petrolífera brasileira, produz diversos tipos de gasolina utilizando tecnologia própria, fabricando as diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e misturando-as entre si e com os aditivos, através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto. A Galp, empresa petrolífera portuguesa detentora de toda a capacidade refinadora do país, produz gasolinas com indice de octanas 95 e 98, e a BP comercializa uma gasolina que atinge as 100 octanas. Estas gasolinas possuem aditivos que visam a melhorar a performance do combustível, nomeadamente: - detergente: visa a reduzir os depósitos no sistema de injecção e no motor de forma a melhorar a combustão; - inibidor de corrosão: agente que visa a proteger as zonas de circulação de combustível de forma a reduzir a corrosão provocada; - desemulsificante: promove a separação da água no sistema de distribuição e armazenagem do combustível, de forma a diminuir a corrosão daí resultante; - agente veículo (solvente sintéctico): por ser estável a altas temperaturas, provoca resíduos diminutos durante a combustão que se realiza na câmara de combustão do motor. O grande crescimento da produção de gasolina, motivado pelo desenvolvimento da indústria automobilística, foi possível não só através do refino, mas também de processos de transformação de frações pesadas, que fazem aumentar o rendimento total do produto em relação ao petróleo. A busca de combustíveis alternativos tem pressionado diversos países a criarem políticas de substituição da gasolina em suas frotas de veículos para daqui a alguns anos. Já estão em cursos planos de metas para uso de veículos elétricos ou movidos a combustíveis menos poluentes como gás natural ou etanol. Impacto Ambiental Praticamente metade dos derivados do petróleo é consumida em transporte, dentre eles, o diesel e a gasolina lideram o consumo no setor, com 46,7% e 29,1%, respectivamente. As combustões do diesel e da gasolina contribuem para poluição atmosférica com emissões de gases como: CO, CO2, NOX, SOX, HC, aldeídos e material particulado. A poluição atmosférica pode ser definida como a presença de substâncias nocivas, resíduos sólidos, líquidos e gasosos, na atmosfera, em quantidade suficiente para afetar sua composição e equilíbrio e prejudicar a vida na Terra. O nível de poluição no ar é medido pela qualificação das substâncias poluentes nele presente. Considerase poluente qualquer substância que, pela sua concentração, possa tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo ao bem-estar e saúde humana, fauna ou flora.

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Professora Luciana B.
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Respondeu há 5 anos
Gasolina e Diesel são produzidos a partir do petróleo, são hidrocarbonetos de petróleo. O álcool é produzido da cana de açúcar aqui no Brasil.
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Professora Luciana B.
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Respondeu há 5 anos
Gasolina e Diesel são produzidos a partir do petróleo, são hidrocarbonetos de petróleo. O álcool é produzido da cana de açúcar aqui no Brasil. O álcool, gasolina e diesel em contato com o meio ambiente contaminam o solo e a água subterrânea e superficial. Em contato com seres humanos e fauna e flora causam doenças. Existem técnicas para remediação de áreas contaminadas por esses materiais.

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Sou professor de astronomia e de xadrez no ensino básico, sou formado em química pela universidade federal do espírito santo(ufes).