Em relação aos objetivos do trabalho com geometria espacial ao longo da educação básica, é correto afirmar que:
a) Necessita garantir da presença dos conteúdos referentes à geometria, considerando o desenvolvimento de competências para que sejam mobilizados em diferentes contextos de experiências e de resolução de problemas de diversos campos de atividades.
b)Iniciam após a escolarização, sendo necessário abordar representações de objetos de acordo com figuras geométricas espaciais, a partir de estudos de prismas, pirâmides, cilindros, cones e corpos redondos e ângulos, de modo que a aprendizagem se dê em torno de práticas de provas e refutações.
c)Deve manter a argumentação formal como objetivo final, o que é potencializado por metodologias centradas em teoremas e axiomas, de forma a garantir a aprendizagem das habilidades relaciona às demonstrações.
d) Iniciam com a escolarização, passando pela localização e pelos deslocamentos no espaço e pelo reconhecimento de formas em objetos familiares do mundo físico até o alcance dos aspectos lógicos e formais.
e) Deve envolver as experiências matemáticas, garantindo o reconhecimento das figuras geométricas e a realização de planificações e análises de elementos e de características específicas.
A resposta mais adequada para o contexto da questão é letra D! Na educação básica desde o princípio do processo de escolarização a compreensão da geometria espacial já é uma vertente da qual a criança pode se apropriar a partir de ideias de deslocamentos espaciais, movimentos e pelo uso de objetos familiares! Explicar o que é uma esfera a partir de uma bola e como isso se apresenta por exemplo nos balões das cidades! Essa linha educacional se alinha ao processo apresentado tanto por Paulinho Freire como pela vertente de Vigotski.
As transformações geométricas são usadas em toda a matemática com ênfase na área de geometria. Com aplicação desde nível acadêmico até na experiência pessoal, consolidando teoria com a prática.