Olá Professor(a)
.
Tenho uma dúvida sobre a Teoria Política de Rousseau:
.
(-1-) Rousseau defende a vontade da maioria em detrimento da vontade geral?
.
(-2-) Gostaria de saber qual o motivo da afirmação estar certa ou errada?
.
.
Obs.: No cadastro da Dúvida em "Escolha uma disciplina" esta dúvida deveria estar em "Humanas >> Sociologia" ou "Humanas >> Ciências Sociais" ou outra opção?
.
> O cadastro foi feito em Humanas >> Ciências Sociais.
Não, na verdade, Jean-Jacques Rousseau defendia a ideia da "vontade geral" como sendo o fundamento legítimo da autoridade política. Para Rousseau, a "vontade geral" não é a simples soma das vontades individuais ou a vontade da maioria, mas sim o interesse comum e coletivo de uma comunidade que busca o bem comum.
Rousseau argumenta que a soberania reside no povo como um todo, não na maioria, e que a vontade geral é a expressão do que é melhor para a comunidade como um todo, levando em consideração o bem-estar de todos os cidadãos, e não apenas dos interesses particulares de alguns.
Ele criticava a ideia da vontade da maioria como sendo capaz de determinar a vontade geral, porque a vontade da maioria poderia não necessariamente refletir o interesse coletivo ou o bem comum. Para Rousseau, a vontade geral é descoberta através de um processo deliberativo que visa o interesse de todos os membros da sociedade, sendo diferente da simples vontade da maioria.
A "Vontade Geral" não se confunde com a "Vontade da Maioria", pois, enquanto a "Vontade da Maioria" é apenas um somatório de Vontades Individuais Privadas que não necessariamente precisam levar em consideração o bem coletivo, a "Vontade Geral" é o resultado da interação de cidadãos visando o interesse público.
Para a sociedade (baseada no Contrato Social proposto por Rousseau) funcionar adequadamente, precisa estar consolidada em uma Democracia Direta baseada na participação ativa de todos os indivíduos integrantes dessa coletividade. A Vontade Geral é o o resultado da interação entre indivíduos visando o bem comum a todos nessa sociedade.
-A Vontade da Maioria pode passar por cima dos interesses coletivos e dos direitos de minorias, pois é o resultado da soma de votos de uma maioria de indivíduos que pensam apenas em seus próprios interesses, por exemplo.
-Já a Vontade Geral necessariamente precisa estar baseada na busca pelo bem comum.