Foto de Usuário N.
Usuário há 2 dias
Enviada pelo
WhatsApp

O gerente da loja Zara de Fortaleza , no Ceará, foi indiciad

O gerente da loja Zara de Fortaleza , no Ceará, foi indiciado pela Polícia Civil nesta terça-feira (19/10) pelo crime de racismo . A investigação se deu depois que uma delegada de polícia negra foi barrada ao tentar entrar na unidade em 14 de setembro. A PCCE apresentou detalhes do trabalho em coletiva de imprensa nesta terça. A delegada estava tomando um sorvete quando foi entrar na loja. De acordo com o estabelecimento, este foi o motivo pelo qual ela foi impedida de entrar na unidade devido à protocolos da COVID-19. Porém, minutos antes uma outra pessoa entrou na loja sem utilizar a máscara de forma correta, foi atendida pelo mesmo funcionário, e não foi impedida de entrar na unidade e nem requerido que ela utilizasse o equipamento de proteção de forma correta. Além disso, o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Sérgio Pereira dos Santos, disse que a loja utilizava de um código para informar aos funcionários quando alguém suspeito entrava no estabelecimento. Pelo alto-falante, era dito "Zara zerou" quando pessoas negras de vestimenta simples entravam na loja. A informação foi dada, em depoimento, por uma ex-funcionária da Zara. A quais alunos o meu texto irá se destinar? Quais gêneros textuais são adequados à faixa etária? Que vocabulário vou priorizar no meu texto, tendo em vista a análise linguística que será promovida adiante? Quais temas socioculturais estão envolvidos no texto escolhido para iniciar o trabalho? De que forma a contextualização do tema do texto pode me ajudar a promover uma reflexão sobre a língua (preconceito, igualdade, adequação situacional)? Como partir para a análise linguística (pensando especialmente nos períodos simples, composto e misto e a relação com a pontuação)? Como promover a compreensão de nomenclaturas gramaticais sem recorrer à decoreba?
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 2 dias

Seu texto aborda temas de racismo e discriminação, que são questões relevantes e sensíveis, especialmente para estudantes em instituições de ensino. Vamos explorar suas perguntas:

1. A quais alunos o meu texto irá se destinar?

Seu texto poderá ser dirigido a alunos do ensino médio ou a jovens adultos em instituições que abordem temas de direitos humanos, cidadania e ética. Nessa faixa etária, os alunos já têm uma maior capacidade crítica e podem se envolver em discussões sobre questões sociais como racismo e discriminação.

2. Quais gêneros textuais são adequados à faixa etária?

Para a faixa etária a que você se destina, gêneros textuais como: - Artigos de opinião - Ensaios críticos - Reportagens - Contos e narrativas ficcionais que abordem o tema de maneira implícita ou explícita - Debates e rodas de conversa

Esses gêneros podem ajudar a fomentar a reflexão sobre o racismo e suas implicações sociais.

3. Que vocabulário vou priorizar no meu texto, tendo em vista a análise linguística que será promovida adiante?

Priorize um vocabulário que

  • Se relacione com questões sociais (preconceito, discriminação, igualdade, inclusão).
  • Apresente termos técnicos, mas acessíveis sobre racismo e direitos humanos.
  • Inclua expressões comuns no cotidiano, permitindo que os alunos se identifiquem e se sintam à vontade para participar da discussão.

4. Quais temas socioculturais estão envolvidos no texto escolhido para iniciar o trabalho?

Os principais temas envolvem:

  • Racismo e discriminação racial
  • A desigualdade social
  • O papel das instituições na proteção contra a discriminação
  • Direitos humanos e cidadania
  • Diferenças de tratamento baseadas em aparência e classe social

5. De que forma a contextualização do tema do texto pode me ajudar a promover uma reflexão sobre a língua (preconceito, igualdade, adequação situacional)?

A contextualização do tema permite que os alunos relacionem a língua com suas realidades. Por meio de discussões sobre a linguagem utilizada em diferentes contextos (formal, informal), os alunos podem refletir sobre:

  • Como o uso da linguagem pode perpetuar ou combater preconceitos.
  • A importância da escolha de palavras e expressões na promoção da igualdade.
  • Como a adequação linguística a diferentes situações sociais pode influenciar a percepção sobre as pessoas.

6. Como partir para a análise linguística (pensando especialmente nos períodos simples, composto e misto e a relação com a pontuação)?

Você pode iniciar a análise linguística da seguinte maneira:

  • Apresente exemplos do texto que contenham períodos simples, compostos e mistos.
  • Explique a função de cada tipo de período, utilizando frases do texto para ilustrar.
  • Enfatize a importância da pontuação no sentido e na fluência do texto, solicitando que os alunos reescrevam frases com diferentes pontuações para observar as mudanças de significados.

7. Como promover a compreensão de nomenclaturas gramaticais sem recorrer à decoreba?

Para facilitar a compreensão das nomenclaturas gramaticais:

  • Utilize exemplos claros do texto e peça aos alunos que identifiquem os elementos.
  • Promova atividades práticas, como jogos de palavras e exercícios de escrita em grupo, onde os alunos devem aplicar o que aprenderam.
  • Combine a teoria com a prática, perguntando como diferentes estruturas gramaticais afetam o significado das frases.
  • Incentive a reflexão sobre a linguagem através da análise de letras de músicas, poemas ou falas famosas que abordem os temas propostos.

Com essas abordagens, você poderá criar um ambiente de aprendizagem mais engajado e crítico em relação ao tema do racismo e suas implicações linguísticas.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor