Foto de Vanessa A.
Vanessa há 8 meses
Enviada pelo
Site

Sequenciada com musicas

algum professor de educação infantil que tenha ideias de sequenciada com musicas, no caso atividades para a pré escola,
2 respostas
Professora Mariana C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 meses
Contatar Mariana
Poderia fazer uma sequência dessa forma: 1. Aquecimento e Boas-vindas: Comece com uma música animada para acolher as crianças, como "Bom Dia com alegria Turminha da Millie” 2. Atividade de Movimento: Em seguida, use uma música com instruções de movimento, como "A Dança do Pinguim" da Xuxa ,para que as crianças possam se mexer e se divertir. 3. Cantiga de Roda: Depois, explore uma cantiga de roda tradicional, como "Ciranda Cirandinha", para promover interação e trabalho em grupo. 4. Música Temática: Introduza uma música relacionada ao tema do dia, como uma canção sobre animais, cores ou números, dependendo do que está sendo estudado na sala de aula. 5. Momento de Relaxamento: Em seguida, diminua o ritmo com uma música suave para ajudar as crianças a se acalmarem, como "Cai, Cai, Balão". 6. Despedida:Encerre a atividade com uma música de despedida, como "Até Logo, Jacaré" ou "Adeus, até amanhã". Essa sequência oferece uma variedade de estilos musicais e atividades para manter as crianças envolvidas e entretidas durante as aulas .

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Ricardo S.
Respondeu há 2 meses
Contatar Ricardo

Para atividades sequenciadas com músicas na educação infantil, especialmente para a pré-escola, você pode desenvolver um plano com foco no desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças, utilizando músicas de forma lúdica e pedagógica. Aqui estão algumas ideias de atividades:

  1. Hora do Círculo Musical:

    • Objetivo: Trabalhar ritmo, coordenação e socialização.
    • Atividade: As crianças formam um círculo e cantam músicas simples, como "Ciranda, Cirandinha" ou "A Canoa Virou". Durante a música, podem fazer gestos específicos ou passar objetos (como bolas ou instrumentos simples) de mão em mão, de acordo com o ritmo.
    • Sequência: Começar com músicas mais lentas e gestos simples, depois ir aumentando o ritmo e a complexidade dos gestos.
  2. Brincando de Maestro:

    • Objetivo: Desenvolver a atenção e o senso de liderança.
    • Atividade: Uma criança é escolhida como o "maestro", e ela controla quando a música começa, para ou muda de intensidade (usando sinais com as mãos). As outras crianças seguem as instruções do maestro, cantando ou batendo palmas.
    • Sequência: Alterne entre diferentes "maestros" e estilos musicais, incentivando a criatividade.
  3. Exploração de Sons e Ritmos:

    • Objetivo: Estimular a curiosidade musical e a percepção auditiva.
    • Atividade: Apresente instrumentos musicais simples, como pandeiros, chocalhos e tambores. As crianças exploram os sons dos instrumentos enquanto escutam músicas que variam em estilo e ritmo.
    • Sequência: Organize uma "orquestra" infantil, onde cada criança toca seu instrumento ao som de músicas que vão do mais lento ao mais rápido, ajudando na percepção rítmica.
  4. Histórias Musicais:

    • Objetivo: Trabalhar a imaginação, linguagem e expressão corporal.
    • Atividade: Conte uma história e, em certos momentos, insira músicas que representem partes da narrativa (por exemplo, músicas suaves para momentos calmos, batidas rápidas para momentos de ação). As crianças podem cantar junto ou representar os personagens com gestos.
    • Sequência: Comece com histórias curtas e simples, gradualmente aumentando a duração e a complexidade das músicas e da participação das crianças.
  5. Dança dos Animais:

    • Objetivo: Trabalhar a coordenação motora e o conhecimento sobre os animais.
    • Atividade: Toque músicas que representam diferentes animais (por exemplo, músicas rápidas para coelhos, músicas lentas para elefantes). As crianças imitam os movimentos desses animais, dançando e se movimentando pelo espaço.
    • Sequência: Pode começar com um animal de cada vez, depois misturar animais e ritmos, fazendo com que as crianças mudem rapidamente entre um movimento e outro.

Essas atividades podem ser ajustadas conforme a faixa etária e o nível de desenvolvimento das crianças, sempre garantindo que estejam envolvidas de forma ativa e lúdica no processo.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor