Foto de Thaís C.
Thaís há 3 anos
Enviada pelo
Site

Sobre mulheres no mercado de trabalho

Olá, boa tarde. Tudo bem? É verdade que mulheres tem pouca oportunidade de trabalho nessa área e tem mulheres ganharem bem sendo desenvolvedoras? Se quiser responder minha dúvida agradeço muito pela atenção e o teu tempo.
Professor Scavy K.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Contatar Scavy

Olá, Thais.

Eu atuo nessa área há mais de duas décadas, tanto em redes, assim como, em servidores, desenvolvimento de sistemas, etc., e oportunidades são as mesmas para ambos os sexos.

O que acontece no meu ponto de vista, é que a computação é uma àrea mais voltado para exatas e em geral o publico feminino segue o caminho de humanas. Esse é meu ponto de vista profissional e também no tempo que cursei Física Bacharel (UFSCAR) e Ciências Exatas (USP), onde a presença feminina era muito inferior, ao contrário do Campus Sul (UFSCAR), que é voltado para cursos de Humanas, onde o publico feminino era superior.

Mas se você está prensando em entrar no Desenvolvimento Web, fique tranquila, pois irá encontrar um publico feminino muito grande, embora pareça não ser superior ao masculino.

Antes de começar a estudar, precisa entender o seguinte, Desenvolvimento Web envolve várias diferentes linguagens (HTML, CSS, JAVASCRIPT, PHP, ASP.NET, etc.), redes (Internet e Intranet), servidores, etc., e o principal, navegadores.

Com exeção do HTML, as demais linguagens tem inumeros "pseudônimos", Laravel, React, BootStrap, etc., o que da a senação de é uma àrea complicada, mas se você começar estudando as linguagens bases, vai entender os "pseudônimos".

Para atuar como Front-End precisa estudar HTML, CSS e JAVASCRIPT. Se quiser pelo menos photoshop seria interessante para assegurar algumas coisas sobre web design.

Para atuar como Back-End precisa estudar pelo menos PHP e depois PHP Orientado a Objeto e Banco de Dados. Nesse caso obrigatóriamente você já estará envolvida com servidores.

 

Para atuar como WebeMaster é preicso ter conhecimento de Front-End, Back-End, redes (intranet e internet) e servidores, principalmente web, POP e DNS.

 

Fora isso tudo, você pode começar com CMS - Content Management System, que significa Sistema de Gestão de Conteúdo, tipo wix, wordpress, etc.

Seja bem vinda, você têm amplas escolhas basicas mas promissoras, além de ser um mercado flexível em vários aspectos, tem uma boa rentabilidade.

 

Boa sorte, e se inspire em pessoas percistentes, em outras palavras, de sucesso!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Michael S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Michael

Olá Thais, isso é um assunto bastante comentado na área de Desenvolvimento e que já vi algumas discussões. 

Trabalho com desenvolvimento a 6/7 anos, dentre esses anos vi poucas mulheres atuando com Desenvolvimento, mas, não é devido a "pouca oportunidade" e sim a falta de incentivo. 

Em alguns locais isso está mudando muito, tenho uma colega da minha cidade que tem um projeto que incetiva mulheres a entrarem no mercado de desenvolvimento. Ela trabalha muito a questão de que nada é difícil para aqueles que querem e aos poucos ela está conseguindo mudar essa mentalidade que existe no mercado que programação é só pra: Homem. 

Isso não existe, toda vez que você ouvir conversas desse tipo dizendo que mulher não pode ser desenvolvedora, ignore e continue estudando e se aprimorando - É possível ganhar muito com programação, seja mulher ou homem.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Thalita S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 meses
Contatar Thalita

Olá, boa tarde! ????

Primeiro, **sim**, é verdade que **historicamente** as mulheres têm sido minoria na área de **desenvolvimento de software** e em muitas outras áreas de tecnologia. No entanto, **as oportunidades estão aumentando** e muitas mulheres têm se destacado no setor, conquistando cargos de liderança e remuneração elevada. A indústria de tecnologia está se tornando mais inclusiva e diversa, e muitas empresas estão focando em **equilibrar o gênero nas equipes** e criar um ambiente de trabalho mais igualitário.

Sobre **ganhar bem** como desenvolvedora, **sim, é totalmente possível**! Com sua experiência de **2 anos e meio**, você já tem uma boa base para crescer na carreira. As desenvolvedoras estão entre as **profissionais mais bem pagas** no mercado, especialmente em áreas como **desenvolvimento web**, **mobile**, **back-end**, e **inteligência artificial**. Isso vai depender de fatores como especialização, localização e tipo de empresa, mas muitas mulheres estão ganhando salários muito bons como programadoras.

Claro, ainda existem **desafios**, como a **sub-representação** em cargos de liderança e alguns **preconceitos de gênero**, mas muitas mulheres estão mudando essa realidade e criando **redes de apoio** para outras mulheres na tecnologia, o que fortalece a presença feminina no setor.

Em resumo, sim, as mulheres **têm oportunidades** e podem **ganhar bem** como desenvolvedoras! Com dedicação e buscando as empresas e projetos certos, o mercado está cheio de chances para quem está comprometido com o aprendizado e o crescimento profissional.

Se tiver mais perguntas ou quiser conversar mais sobre isso, fico à disposição! ????

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor