Foto de Pedro C.
Pedro há 5 anos
Enviada pelo
Site

Pgr555

Por favor, rogo-lhes, alguém pode explicar-me o que é PGR e sua função?

Grato.

Direito
3 respostas
Professora Elene B.
Respondeu há 5 anos
Contatar Elene

É o órgão público Procuradoria Geral da República, o procurador geral é a autoridade máxima do órgão que é uma pessoa com formação em Direito e que também é chefe do Ministério Público Federal, um alto cargo federal e depois de dois anos de exercício, os membros só podem perder o cargo por sentença judicial transitada em julgado, pois adquirem a vitaliciedade.

Atua junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Dentre suas várias atribuições, o PGR possui legitimidade para propor ação direta de inconstitucionalidade (ADI) e também para propor ações penais e cíveis contra indivíduos da classe política que tenham foro privilegiado, por exemplo. 

A procuradoria federal atua como representante judicial e extrajudicial das autarquias e fundações públicas federais (que são as empresas públcas federais). Em outras palavras, o procurador federal é aquele que advoga para as instituições federais, atualmente em mais de 150 autarquias e fundações públicas federais.

Sua atuação inclui também consultoria e assessoria jurídica no âmbito da administração pública indireta. A análise de processos, elaboração de peças processuais e o estudo de casos concretos são algumas das atividades exercidas pelo procurador federal, que defende órgãos como INSS, Ibama e as universidades federais.  

 

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Ana S.
Respondeu há 4 anos
Contatar Ana Luisa

Procurador Geral da República é o chefe do Ministério Público Federal, possui as atribuições do Ministério Público junto ao Supremo Tribunal Federal, no Supremo Tribunal de Justiça, sendo também o Procurador Geral Eleitoral. Este, por sua vez, deverá ser ouvido em todos os processos. 

No STF, é legitimado a propor ações diretas de inconstitucionalidade, representação para intervenção federal nos Estados e no DF, além de propor ações penais públicas e cíveis. Já no STJ, pode propor representação pela federalização de casos de crimes contra os direitos humanos e ação penal.

Outrossim, o Procurador Geral labora para representar e defender os interesses da sociedade, bem como os direitos indisponíveis, passo que, é responsável por uma função tão notória, deverá sempre ser ouvido nas ações dos tribunais. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Ana M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 meses
Contatar Ana Maria

Certamente! A PGR é a sigla para Procuradoria-Geral da República, que é o órgão do Ministério Público da União (MPU) responsável por atuar junto aos tribunais superiores no Brasil, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Funções da PGR

A Procuradoria-Geral da República desempenha várias funções relevantes no sistema de justiça brasileiro, incluindo:


1. Representação do Ministério Público Federal (MPF)

  • A PGR representa o MPF junto aos tribunais superiores, especialmente no STF e no STJ.
  • Atua em questões de interesse público, defendendo a Constituição e os direitos fundamentais.

2. Fiscal da Lei (Custos Legis)

  • A PGR é responsável por emitir pareceres em processos judiciais de grande relevância, analisando a legalidade e constitucionalidade de leis e atos.
  • Age para garantir o cumprimento das normas e princípios constitucionais.

3. Promoção de Ações de Relevância Nacional

  • Propõe ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs), ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs), arguições de descumprimento de preceito fundamental (ADPFs), entre outras ações constitucionais.
  • Atua na defesa do regime democrático e do Estado de Direito.

4. Atua como Acusador em Processos Criminais

  • Nos casos em que autoridades com foro privilegiado (como presidente da República, ministros de Estado, e parlamentares federais) são investigadas ou processadas, cabe à PGR exercer a função de acusador público, promovendo ações penais perante o STF.

5. Coordenação do Ministério Público da União

  • O chefe da PGR também é o Procurador-Geral da República, que exerce o papel de coordenador dos ramos do Ministério Público da União: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Chefia da PGR

  • A PGR é liderada pelo Procurador-Geral da República, que é nomeado pelo Presidente da República após aprovação pelo Senado Federal, com mandato de dois anos, podendo ser reconduzido.
  • Esse cargo é ocupado por um membro de carreira do Ministério Público Federal (MPF).

Resumo

A PGR é essencial para a defesa da Constituição, a fiscalização do cumprimento da lei e a promoção da justiça em nível nacional. Atua como guardiã da ordem jurídica, zelando pela proteção dos direitos fundamentais e pela aplicação das normas constitucionais.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa