É ALGO QUE PODE PARECER SIMPLES,MAS EU NÃO ENTENDO POR NADA!!
bom em um exercício de microeconomia eu cheguei em 6=-10b e o resultado dá b=-0,6 mas porque? qual a conta a ser feita? e tambem como fica o sinal? porque o 10 passa para o outro lado não? se o 10 passa para o outro lado ele fica positivo eu não estou entendendo isso porque se ele fica positivo o resultado não da negativo!!
em outro exercício do mesmo só que com outros valores eu cheguei em 9=-6b e o resultado dá b=-1,5 só que o mesmo problema eu estou!! qual a conta que é feita e como fica o sinal porque o 6 passa de lado e se passa fica positivo só que o resultado da negativo!!
exercicio é de oferta e demanda,encontrar o a o b depois Pe e Qe e o resultado foi dado para que pudesse conferir depois de fazer.
me ajudem porfavor!!! pode ser uma dúvida simples mas isso está me complicando muito até porque se eu erro nessa parte o exercício da errado
Oi Pedro!
Pensa assim, ao mudar um termo pro outro lado da igualdade você deve mudar o sinal, mas nesse caso você também muda a operação, ou seja, o -10 que estava multiplicando b passa para o outro lado dividindo:
6 = -10b
6/-10 = b
certo?
Como já acontece essa mudança de operação o sinal não muda, porque prevalece a mudança de operação (de multiplicação para divisão). E com 9 = -6b acontece a mesma coisa.
Boa tarde Pedro, tudo bom?
Isso é uma regra de manipulação algébrica. Se você tem:
6 = -10b
Você pode passar o -10 que está multiplicando o b para o outro lado, quando ele vai para o outro lado ele vai dividindo. por isso fica:
6/-10=b
Sobre o sinal, vale lembrar que:
6/-10 = -6/10
O sinal estar em baixo ou em cima é a mesma coisa. E claro:
-6/10 = -0,6
E sobre o -10 trocar de sinal, o sinal só troca quando é soma, quando é multiplicação ou divisão o sinal não muda.
Se não ficar claro pode me chamar e eu explico melhor