Questão
O-sistema de supervisão industrial é também conhecido no ambiente industrial como sistema SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition). Com relação a esse sistema, julgue as
sentenças:
I - Os sistemas de supervisão não apresentam restrição de uso com relação ao modo de funcionamento, podendo tanto editar como executar a aplicação.
II - Cada controlador lógico programável (CLP) possui um driver de comunicação, com uma configuração específica, para que o software do sistema de supervisão consiga realizar a troca
de dados.
III - O número de variáveis que poderão ser utilizadas para a comunicação entre o CLP e o sistema de supervisão é ilimitado.
IV - Na montagem das telas gráficas não é possível adicionar imagens externas, ficando restrito nas formas geométricas disponíveis e os objetos desenvolvidos pelo fabricando do sistema SCADA.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
A- Apenas as sentenças II e IV são verdadeiras.
B- Apenas as sentenças II e III são
C- Apenas as sentenças III e verdadeira.
D- Todas as sentancas sao falsas.
E- Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.
Vamos analisar cada uma das sentenças relacionadas ao sistema SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition):
I - Os sistemas de supervisão não apresentam restrição de uso com relação ao modo de funcionamento, podendo tanto editar como executar a aplicação.
Essa sentença é falsa. Os sistemas de supervisão, como o SCADA, geralmente possuem uma separação entre o ambiente de desenvolvimento e o ambiente de execução. No ambiente de desenvolvimento, é possível criar e editar a aplicação, definindo parâmetros, telas, lógica de controle, etc. Já no ambiente de execução, a aplicação é executada sem a capacidade de edição, sendo responsável apenas por monitorar e controlar os processos industriais.
II - Cada controlador lógico programável (CLP) possui um driver de comunicação, com uma configuração específica, para que o software do sistema de supervisão consiga realizar a troca de dados.
Essa sentença é verdadeira. O sistema SCADA se comunica com os controladores lógicos programáveis (CLPs) por meio de drivers de comunicação. Cada CLP possui seu próprio driver, que é configurado no software do sistema de supervisão para estabelecer a comunicação e permitir a troca de dados entre o SCADA e os dispositivos de campo.
III - O número de variáveis que poderão ser utilizadas para a comunicação entre o CLP e o sistema de supervisão é ilimitado.
Essa sentença é falsa. Existem limitações de recursos que podem afetar o número de variáveis utilizadas na comunicação entre o CLP e o sistema de supervisão. Essas limitações podem estar relacionadas ao hardware do CLP, à capacidade de processamento do sistema de supervisão ou a restrições de rede. Portanto, o número de variáveis é limitado pelos recursos disponíveis.
IV - Na montagem das telas gráficas não é possível adicionar imagens externas, ficando restrito nas formas geométricas disponíveis e os objetos desenvolvidos pelo fabricante do sistema SCADA.
Essa sentença é verdadeira. Geralmente, os sistemas SCADA possuem uma biblioteca de objetos e formas geométricas pré-definidas que podem ser usadas na montagem das telas gráficas. Embora alguns sistemas SCADA possam permitir a adição de imagens externas, isso não é uma característica padrão e pode estar restrito aos objetos desenvolvidos pelo fabricante do sistema SCADA. Portanto, em geral, a adição de imagens externas é limitada, e as opções são fornecidas pelos recursos e objetos disponibilizados pelo fabricante do sistema SCADA.
Em resumo, apenas as sentenças II e IV são verdadeiras. A sentença I é falsa, pois existem restrições de uso entre os modos de edição e execução. A sentença III também é falsa, pois o número de variáveis é limitado pelos recursos disponíveis, e a sentença IV é verdadeira, já que a adição de imagens externas nas telas gráficas pode ser restrita.