Boa tarde Ricardo.
Espero que esteja tudo bem com você.
Primeiro preciso compreender alguns aspectos para poder te ajudar.
Vou tentar ser o mais claro possível.
Primeiro, você disse que tem 50 participantes em dois grupos. Correto?
Estou acreditando que estes grupos estão igualmente distribuídos, ou seja, 25 pessoas em cada.
Você disse que após a reavaliação fez um teste t - Student
(muito apropriado, pois o tamanho da amostra é 25 < 30).
Agora uma coisa que ficou estranha é a seguinte:
"Em todas as comparações o valor de p (p-valor) foi de 0,05".
O p-valor foi 0,05 ou o nível de significância foi de 0,05?
São duas coisas diferentes!
Acredito eu que seu nível de significância ALPHA foi de 0,05.
O p-valor deve ser inferior a este valor para que sua conclusão seja que a intervenção funcional foi significativa, pois a hipótese nula deste teste é que os tratamentos são iguais.
Enfim, o teste t - Student que você fez foi apropriado e, por si só, já é conclusivo se p - valor < 0,05.
Sugestão 1:
Sugiro que você faça uma análise gráfica para mostrar a diferença (desenvolvimento) da inteligência, memória e consciência fonológica nestas 25 pessoas avaliadas.
Dica: Faça 3 gráficos de dispersão, um para cada "habilidade".
Sugestão 2:
Calcule intervalos de confiança para as três situações:
1 - Grupo Experimental sem intervenção;
2 - Grupo Experimental após intervenção;
3 - Grupo de controle;
Se você obter que o intervalo de confiança de 2 é menor, ou seja, mais concentrado, significa que após a intervenção o grupo ficou mais homogêneo, o que pode ser um dado/conclusão importante.
Sugestão 3:
ANOVA é indicado sim, pode ser feita para os três grupos ou apenas para o grupo experimental antes e depois da intervenção.
ANOVA possui diversos tipos de testes, dentre eles TUCKEY, FISHER, BONFERRONI, etc.
Verifique depois qual é mais apropriado para a conclusão que você quer obter.
Abraço.
Boa sorte e espero ter sido claro o suficiente.
Estatística escrita, às vezes, é complicado ser claro.