Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Como identificar o método utilizado para análise do caso?

Estatística Estatística Básica Probabilidade Ensino superior Curso superior Faculdade Profissional

ESTUDO DE CASO

“A definição cuidadosa do conteúdo do questionário contribui para que as informações geradas pelos inquéritos possam ter maior potencial de uso para a gestão. Para a realização das entrevistas foi utilizado questionário validado para este fim, que representou um aprimoramento das experiências apreendidas nas duas edições anteriores do inquérito e também de inquéritos conduzidos por outras instituições nacionais e estrangeiras. A preparação do questionário compreendeu um processo participativo, que objetivou efetuar a ausculta qualificada das áreas técnicas com interface com os conteúdos tradicionalmente investigados em pesquisas desta natureza. O processo teve início com um encontro com profissionais de áreas técnicas específicas e das regionais de saúde, onde foi entregue um conjunto de documentos, partes dos questionários de inquéritos semelhantes, nacionais e internacionais, inclusive das edições do ISA 2003 e 2008. Para possibilitar uma apreciação mais organizada dos temas a serem abordados, também foi entregue uma comparação sistematizada dos questionários selecionados, por tema de interesse. Foram identificados temas e perguntas que se apresentaram, ou de forma recorrentes em diversos inquéritos ou apresentados exclusivamente em determinados inquéritos. Cada bloco foi exaustivamente analisado pela equipe responsável para definir a inclusão dos temas, segundo seus respectivos conteúdos e a melhor maneira de investigá-los. Como exemplo, podemos citar a questão do período recordatório para problemas de saúde e para o uso de serviços de saúde, ou o detalhamento da questão da posse de plano de saúde, onde se entendeu fazer diferença apreender as seguintes informações:‘há quanto tempo o possui’ ou ainda ‘há quanto tempo precisou abrir mão dele’, ‘houve intermitência’, ‘tipos de planos ao longo do tempo’. Nesta oportunidade foi solicitado que os participantes do processo refletissem sobre seus interesses específicos na aplicação do inquérito e que cuidassem de preservar a possibilidade de análise de série histórica, considerando as duas edições anteriores do ISA. Após um mês de reflexão, foram preparadas pelas áreas técnicas suas propostas de atualização dos blocos temáticos para a análise dos pesquisadores responsáveis pela condução do inquérito. Após a análise dos pesquisadores responsáveis pela realização do inquérito foi realizada uma oficina na qual apresentaram uma apreciação das sugestões a eles submetidas, com as justificativas para a aceitação ou não das propostas. Alguns temas foram objeto de debate mais intenso, como estilo de vida, relação do ambiente com a alimentação, violência indireta, estudo qualitativo sobre itinerário na rede. Os pesquisadores que examinaram as sugestões apresentadas pela SMS-SP às aceitaram na sua quase totalidade e efetuaram os ajustes no questionário.”

Para acessar o questionário do ISA Capital 2015 consulte o endereço: (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/epidemiologia_e_informacao/isacapitalsp/index.php?p=216392.10)

Sabemos que um estudo desta magnitude e complexidade requer uma logística que venha suprir as dificuldades regionais e de acesso a locais remotos deste nosso território. Discuta a respeito de qual método estatístico foi utilizado para a escolha dos entrevistados, assim como quais classes foram retiradas da amostra a ser estudada.

Foto de Jéssica O.
Jéssica perguntou há 4 anos