Prezados, boa tarde.
Desenvolvi um estudo em que avaliei diversos atributos químicos em 2 tipos de solo em 4 diferentes áreas. Eu realizei 4 amostragens (1 em cada estação do ano), em que eu coletava 7 amostras de cada tipo de solo em cada área. Sempre coletava solo nos mesmos pontos. Entretanto, na hora de obter as médias e desvios, eu desconsiderei o fato de que elas foram coletadas em estações do ano diferentes (pois não era meu objetivo determinar se havia diferença sazonal). Assim, as médias para cada solo dentro de cada área teriam como base 28 repetições (7 repetições em cada uma das 4 amostragens)
O teste estatístico que usei foi a ANOVA de dois fatores (tipo de solo x área) para amostras independentes. Entretanto, o editor da revista onde enviei o trabalho está sugerindo que o teste deveria ter sido ANOVA de dois fatores para amostras repetidas. Expliquei que as áreas eram independentes entre si, mas ele não se convenceu.
Quem está correto nesse caso: eu ou ele? Por que?
Obrigado desde já.
Att,
Bom dia Artur.
O editor está correto, pois no seu caso não é coerente considerar que as amostras são independentes, sendo mais sensato, nesse caso, considerá-las repetidas ainda mais por ser do mesmo solo, dado que o fator sazonalidade está sendo desconsiderado.
Boa sorte no trabalho.
Atenciosamente,