Tenho uma tabela com dados de clientes e estes podem se repetir 2 vezes no máximo. Gostaria de saber se consigo fazer uma fórmula que busque se o cliente já está na tabela e, se estiver, atribuir um código; senão, outro código. Tentei inúmeras vezes relacionar o procv com a função se e não consegui.
Se não existir, existir uma vez ou existir duas vezes na tabela?
Isaque,
Essa repetição do mesmo cliente é um fato desejado? Pergunto porque você poderia tomar ações ANTES de efetuar a atualização dos dados dessa tabela.
Eu tenho uma dúvida, o que se repete no máximo duas vezes? TODOS os dados do cliente ou apenas alguns?
Se forem TODOS, então proceda da seguinte forma:
1. Classifique a tabela usando o nome do cliente como "key"
2. Vamos supor que os nomes dos clientes estejam a partir da célula A5 e a primeira Coluna em branco após o final da tabela seja a Coluna G.
Vá na célula G5 e insira a seguinte fórmula:
=SE(A5="";"";SE(A5=A4;"- REPETIDO";SE(A5<>A4;"- UNICO";"")))
3. Feito isso, classifique novamente a tabela usando como primeiro "key" a Coluna A (de clientes) e segundo a Coluna G, dessa forma você terá a tabela por ordem de clientes e se o registo é único ou repetido.
A PARTIR DAÍ, você poderá tomar as ações que quiser:
* Se quiser excluir os dados repetidos, filtre a Coluna G através do valor "- REPETIDO", vá na tabela e delete tudo, depois classifique novamente e ficarão somente os dados "- UNICO", ou...
*Se e quiser manter os dados repetidos na Tabela e ter condição de conseguir localizá-los depois, vá na Coluna H e insira a fórmula:
=CONCATENAR(A5;G5)
Essa Coluna conterá a verdadeira CHAVE DE BUSCA para futuras pesquisas pois teremos o nome do cliente e no final dele aparecerá se é REPETIDO ou UNICO.
As condições estabelecidas nas fórmulas são opcionais, basta substituir os textos ou a concatenação de acordo com a sua necessidade.
Exemplo:
. Ao invés de usar os textos REPETIDO e UNICO, usar A e B
. Ao invés de na Coluna H concatenar o nome do cliente, concatenar o CNPJ ou CPF...
Espero que tenha lhe ajudado.