Olá tudo bem? Estou com a seguinte dificuldade, eu tenho uma planilha que ao ser preenchida ela me da um resultado, que é um nome, e eu preciso que ela separe esses dados em todos os nomes diferentes, irei dar um exemplo!
CLIENTE / EMPRESA | TELEFONE 1 | TELEFONE 2 | CIDADE | ESTADO | P | F | CONSULTOR |
Alfenas | MG | Paulo Alves de Andrade | |||||
São Paulo | SP | Iury dos Santos de Ávila | |||||
Patrocínio | MG | José Augusto Pinheiro | |||||
Contagem | MG | Lucas Prates Rosa | |||||
Recife | PE | Área não atendida |
Como foi mostrado acima, eu possuo um representante para cada cidade, ao digitar o nome da cidade a planilha me mostra quem atende aquela cidade, e eu precisava de forma automática transferir esse dado para outra planilha separada, como por exemplo, toda vez que eu digitar uma cidade e o representante for o Paulo, queria de forma automática mandar o dado dessa linha para outra planilha onde irá separar somente o nome do Paulo, assim como os outros nomes também, como posso fazer essa separação de dados em tempo real, aguardo anciosamente por uma resposta. Caso precise de mais informações, meu número é (35) 9 99745461, me chamo Greydison.
Olá Greydison.
Esta é a segunda dúvida semelhante que aparece no tira dúvidas do porfes.
Há aíu, um problema de inversão temporal. Não existe condição de determinada aba da planilha "puxar do dado digitado". isto porque, deveria haver uma posição específica para digitação (Célula) e um condicional na aba que irá receber o nome endereçada diretamente.
Porém, é possível fazer o que tu desejas através de programação. Dessa forma, tu insere os dados, o programa analisa o nome e endereça para o local desejado. Tudo depende de como tu deseja que isto seja feito.
Espero ter esclarecido.
Olá, Greydison! Para separar automaticamente os dados em tempo real de acordo com o representante associado a uma determinada cidade, você pode usar uma fórmula ou uma macro VBA.
Usando uma fórmula, você pode usar a função FILTRO ou PROCV para extrair as linhas correspondentes a cada representante. Por exemplo, se você tiver uma tabela como a que você mostrou acima, poderia usar uma fórmula como esta para filtrar as linhas em que o representante é o Paulo:
=FILTRO(tabela; tabela[CONSULTOR]="Paulo Alves de Andrade")
Essa fórmula retorna todas as linhas em que o representante é o Paulo. Você pode substituir "Paulo Alves de Andrade" pelo nome de qualquer outro representante para filtrar as linhas correspondentes.
Se você preferir usar uma macro VBA, pode usar o evento Worksheet_Change para executar uma ação sempre que uma célula da planilha for alterada. Por exemplo, você pode adicionar o seguinte código VBA na planilha que contém a tabela:
Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Range) Dim linha As Integer Dim representante As String Dim planilha_destino As Worksheet
' Verifica se a célula alterada contém o nome de uma cidade
If Not Intersect(Target, Range("D2:D100")) Is Nothing Then
linha = Target.Row
representante = Cells(linha, 8).Value
' Abre a planilha de destino correspondente ao representante
Set planilha_destino = Workbooks("NOME DO ARQUIVO.XLSX").Sheets(representante)
' Copia a linha correspondente para a planilha de destino
Range(Cells(linha, 1), Cells(linha, 8)).Copy
planilha_destino.Cells(planilha_destino.Rows.Count, 1).End(xlUp).Offset(1, 0).PasteSpecial xlPasteValues
' Limpa a área de transferência
Application.CutCopyMode = False
End If
End Sub
Neste exemplo, a macro verifica se a célula alterada está na coluna "D" (cidade), e se estiver, extrai o nome do representante associado a essa cidade. Em seguida, a macro copia toda a linha correspondente para a planilha de destino correspondente ao representante. Você precisará substituir "NOME DO ARQUIVO.XLSX" pelo nome do seu arquivo Excel e ajustar os intervalos e nomes de planilha de acordo com o seu arquivo.