Foto de Renata P.
Renata há 5 anos
Enviada pelo
Site

Filosofia - pensamentos filosóficos e miticos

Q1. Comente sobre os pensamentos filosófico e mítico, sob o aspecto da argumentação, buscando mostrar características convergentes e/ou divergentes entre esses dois tipos de pensamento.

 

Q2. Comente sobre qual importância da DÚVIDA no pensamento de Descartes ?

Filosofia Geral Reforço Escolar
1 resposta
Professor Leonardo V.
Respondeu há 5 anos
Contatar Leonardo

Q1. Resposta: O pensamento mítico representou uma das primeiras tentativas de organizar um conhecimento sobre a realidade do mundo e da vida. As explicações míticas são uma tentativa de explicação da realidade a partir da crença, ou seja, busca justificar na crença os fenômenos da natureza e os problemas humanos, justificando as desigualdades sociais e a função das leis. Enfim tem um caráter pedagógico, porque todas as histórias mitológicas têm algo para nos ensinar (no sentido moral). Já o pensamento filosófico a partir do discurso (logos) busca explicar racionalmente, a partir do plano natural sem recorrer ao plano sobrenatural, os fenômenos naturais, os problemas huamanos, as desigualdades sociais, a função das leis etc.

 

Q2. Resposta: Descartes a dúvida é o ponto mais importante da Filosofia. A dúvida é o começo, o princípio do pensar filosófico, uma vez que a dúvida leva ao questionamento, isto é, a saída do senso comum e a entrarmos no senso crítico. Por conseguinte, a dúvida também pode ser tomada enquanto método (a Dúvida Metódica), ou seja, Descartes propõe os graus da dúvida como o caminho, método para se chegar às certezas, ou seja, para atingirmos o cogito ergo sum (penso, logo existo).

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

 

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar