Q1. Comente sobre os pensamentos filosófico e mítico, sob o aspecto da argumentação, buscando mostrar características convergentes e/ou divergentes entre esses dois tipos de pensamento.
Q2. Comente sobre qual importância da DÚVIDA no pensamento de Descartes ?
Q1. Resposta: O pensamento mítico representou uma das primeiras tentativas de organizar um conhecimento sobre a realidade do mundo e da vida. As explicações míticas são uma tentativa de explicação da realidade a partir da crença, ou seja, busca justificar na crença os fenômenos da natureza e os problemas humanos, justificando as desigualdades sociais e a função das leis. Enfim tem um caráter pedagógico, porque todas as histórias mitológicas têm algo para nos ensinar (no sentido moral). Já o pensamento filosófico a partir do discurso (logos) busca explicar racionalmente, a partir do plano natural sem recorrer ao plano sobrenatural, os fenômenos naturais, os problemas huamanos, as desigualdades sociais, a função das leis etc.
Q2. Resposta: Descartes a dúvida é o ponto mais importante da Filosofia. A dúvida é o começo, o princípio do pensar filosófico, uma vez que a dúvida leva ao questionamento, isto é, a saída do senso comum e a entrarmos no senso crítico. Por conseguinte, a dúvida também pode ser tomada enquanto método (a Dúvida Metódica), ou seja, Descartes propõe os graus da dúvida como o caminho, método para se chegar às certezas, ou seja, para atingirmos o cogito ergo sum (penso, logo existo).