Um ferro de passar roupas de 1.200w fica ligado 2h por dia, 3 vezes por semana.
A, Determine o consumo mensal de energia elétrica desse ferro em KWh:
B, Qual o custo mensal do ferro supondo-se que o KWh seja tarifado em R$ 0,4455? Considere o valor do kWh até a 2° casa depois da vírgula.
Olá Érica!
Vamos atacar teu problema fazendo primeiramente uma leitura. (Estou respondendo agora porque me cadastrei hoje 02/02/2023)
Problema: Um ferro de passar roupas de 1.200w fica ligado 2h por dia, 3 vezes por semana.
a) Determine o consumo mensal de energia elétrica desse ferro em KWh:
b) Qual o custo mensal do ferro supondo-se que o KWh seja tarifado em R$ 0,4455? Considere o valor do kWh até a 2° casa depois da vírgula.
Supondo que tu já fizeste duas leituras: a 1ª para ver do que se trata o problema e o que ele pede e a 2ª para se fazer a coleta de dados, Vamos iniciar questão organizando os dados:
=> por dia, 3 vezes por semana
Já temos os dados e o que o problema quer, agora vamos atacá-lo!
Sabemos que a potência elétrica pode ser escrita em funçao da energia e do tempo, logo teremos:
Como queremos o cosumo de ENERGIA, basta isolar a energia na equação:
Nesse caso, temos o consumo do ferro para duas horas. Porém o problema diz que o ferro é utilizado 3 vezes na semana. Isso significa que temos que multiplicar a energia encontrada por 3.
O problema solicita o consumo mensal, partindo do ponto que 1 mês tem 4 semanas, agora temos que multiplicar o resultado anterior de 7200Wh por 4.
Encontramos o valor da energia consumida pelo ferro em um mês de uso, porém, a resposta não pode ser apresentada assim, precisamos escrever o resultado de outra maneira que é a correta.
Fazendo vírgula se deslocar 3 casas para a esquerda teremos o seguinte número:
Geralmente a resposta é apresentada em kilowatts hora, dessa forma sabemos que:
Basta subtituir 10³ por k e teremos o consumo mensal de energia elétrica do ferro elétrico na forma padrão.
Agora que sabemos a energia consumida, estamos prontos para atacar o item b, bora? :)
O custo mensal é determinado pela energia mensal consumida vezes o valor da tarifa (o valor da tarifa pode variar de região para região). Logo,
Aqui podemos simplificar o kWh que temos no numerador e demominador, dessa forma, simplificando, temos a seguinte equação abaixo
Substituindo o valor de energia mensal consumida pelo ferro encontrado no item "a" e também o valor da tarifa fornecido pela questão, teremos o valor do custo mensal do ferro...
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Nessa etapa do problema temos que ter cuidado para não multiplicar o valor da tarifa (0,4455) por 28800. Lembre-se de que 28800 foi reescrito como 28,8k. Como no item "a" queríamos saber a energia ficamos com E = 28,8kWh. Quando calculamos o custo, o kWh do numerador foi simplificado com o kWh do denominador [ambos os termos eram iguais, PORTANTO kWh/kWh = 1, como essa divisão deu igual a 1, não interferiu no nosso resultado.
Espero ter te ajudado, um abraço!