Qual a fórmula correta para calcular a quantidade de energia cinética convertida em outras formas de energia em uma colisão perfeitamente inelástica? Já vi inicial menos final e final menos inicial. Fiquei confusa.
Bom dia Nilce. Vamos que vamos:
1. É sempre final menos inicial.
2. A colisão perfeitamente inelástica se dá, por exemplo, quando os corpos ficam unidos após a colisão.
Na colisão, a quantidade de movimento se conserva porém a energia cinética NÃO se conserva. Parte da energia cinética é convertida em calor e/ou energia de deformação após a colisão.
Sucesso!!!!
Para uma colisão perfeitamente inelástica, a quantidade de energia cinética convertida em outras formas de energia (como calor, som, etc.) pode ser determinada pela diferença entre a energia cinética inicial do sistema e a energia cinética final do sistema após a colisão.A fórmula correta é: Delta E= E sin inicial - E sin final
Será sempre a energia cinética final menos a inicial.
Uma forma a partir da qual você poderá calculá-la, em um caso de dois corpos, sendo um com uma massa e velocidades iniciais respectivas de e , mas que após o choque estivessem unidos e se movimentando com velocidade final , seria conforme abaixo.
Pode-se primeiramente calcular a energia cinética de cada um no início do processo e chamá-la de , sendo encontrada por:
Sendo:
Levando-nos a:
Pode-se então calcular a energia cinética final:
Faz-se a diferença entre ambos:
A partir da conservação do momento linear ou quantidade de movimento, pode-se encontrar uma relação entre as massas e as velocidades:
Pode-se então fazer uma substituição na equação encontrada para .