Partículas aceleradas emitem radiação que pode ser utilizada em terapias para tratamento de saúde. Uma partícula de massa 10,0g descreve um movimento circular uniforme com velocidade escalar de 100,0m/s.
Com base nessas informações, conclui-se que o módulo do impulso recebido pela partícula acelerada entre os pontos A e B, no SI, é aproximadamente igual a
A) 1,0
B) 1,4
C) 2,0
D) 2,6
E) 3,0
Tentei fazer pela fórmula I=F.Dt, porém não deu certo por não ter a aceleração e o espaço. Como faço essa questão?
Janine, onde estão os pontos A e B na trajetória? São diametralmente opostos? Estão 90° de distância, sobre a mesma circunferência? Sem essa informação, as informações são incompletas. Se soubermos onde esses pontos estão, temos a velocidade escalar e a massa da partícula, logo, podemos calcular a quantidade de movimento dela, em ambos os pontos (já que a velocidade escalar dela é constante). Uma vez que temos a quantidade de movimento, podemos aplicar I = ?Q (vetorial)... Sua resposta não foi correta, pois I= F.?t só é correto, caso a força seja constante, sendo que em movimentos circulares, a força é centrípeta, ou seja, ela fica mudando de direção a cada instante, porém apontando pro centro da trajetória. Espero ter ajudado.
Oii! Tudo bem? Sua pergunta é extremamente pertinente, porém, para que os professores possam responder com um maior aprofundamento e fundamentação, sugiro que coloque na parte de Tarefas para que seja encaminhada aos professores do Profes e a resposta seja dada com qualidade.
No mais, estou à disposição.